Ufal terá representante em eventos sobre teatro e artes em três estados

Professor de Teatro, Ivanildo Piccoli, vai apresentar projetos ligados a sua área de pesquisa

11/04/2016 10h01 - Atualizado em 12/04/2016 às 11h22
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

O professor do curso de Teatro, Ivanildo Piccoli, representa a Universidade Federal de Alagoas em três eventos que acontecem de 11 a 22 deste mês em São Paulo, Salvador-BA e Uberlândia-MG. Ele vai ministrar curso de pós-graduação e apresentar trabalhos ligados a sua área de pesquisa, Commedia dell'Arte.

Piccoli é um dos responsáveis pela vinda de três pesquisadores da Itália, referências em estudos de teatro Medieval, Renascentistas e Barroco: Roberto Tessari, Roberto Cuppone e Renzo Guardenti. O professor Tessari foi coorientador do doutorado de Piccoli, concluído ano passado, mas ambos trabalham em parceria desde o início dos anos 2000.

Os três eventos estão sendo realizados a partir da vinda dos três professores italianos, mediada por Piccoli. “São três importantes professores doutores, cada um com muitos livros publicados especificamente sobre o assunto que eles vêm debater aqui no Brasil. O professor Tessari, por exemplo, tem mais de 30 publicações com sua pesquisa em Commedia dell'Arte e Sua origem e vertentes; ele é reconhecido mundialmente como o maior pesquisador desse gênero teatral e ainda não possuímos nenhum título em português”, revelou Piccoli.

O professor Tessari veio pela última vez ao Brasil em 2014, quando Piccoli organizou e traduziu dois cursos dele, realizados na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU): La Commedia dell'Arte e il teatro comico di piazza dei ciarlatani tra Cinque e Settecento (A Commedia dell'Arte e o teatro cômico das praças e dos charlatões entre 1500 e 1600).

São Paulo

Dias 11, 12 e 13 próximos, Piccoli vai estar em São Paulo na Unesp participando como organizador e tradutor na Semana de Estudos Teatrais, com o tema 470 vezes Comédia II. Entre os destaques está Commedia dell'Arte e teatro de feira na França. Essa temática está inserida no trabalho de Piccoli, enquanto professor, pesquisador e coordenador dos grupos Clowns de Quinta, que trabalha com a linguagem circense e do palhaço, e Nós & Quiproquós, que atua com a linguagem das máscaras da Commedia dell'Arte.

Salvador

De 13 a 15, o professor participa do 1º Encontro Nacional de Etnocenologia, que vai discutir o estado da arte desse campo de estudos no Brasil. O evento será realizado na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador. Além de ser responsável pela produção e tradução dos três professores italianos, Piccoli também vai apresentar a comunicação do trabalho Trickster e as duplas cômicas cênicas.

O encontro é uma realização da Escola de Teatro da Ufba, por meio do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e do Núcleo de Estudos em Teatro Popular, em parceria com o Instituto de Artes da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Na programação estão previstas mesas temáticas, comunicações de trabalhos e apresentações artísticas.

Participam como palestrantes estrangeiros, Roberto Cuppone, Renzo Guardenti e Roberto Tessari, todos da Itália. Os convidados brasileiros são Alexandra Dumas, da Universidade Federal de Sergipe; Fernando Mencarelli, da UFMG; Gilberto Icle, da UFRGS; Graça Veloso, da UNB; Miguel Santa Brígida, da federal do Pará; e Tatiana Motta, da Unirio.

Uberlândia

No período de 18 a 22, Ivanildo Piccoli e o professor Roberto Tessari, da Universidade de Torino, Itália, vão ministrar um curso teórico de Commedia dell'Arte – Ciarlatani, na pós-graduação em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais. O eventro é voltado a professores, artistas, estudantes e pesquisadores dessa área.