Ufal tem a primeira Empresa Júnior de Saúde de Alagoas

Vitalis Consultoria está vinculada à Escola de Enfermagem e vai atender a pequenas e médias empresas

28/04/2016 12h23 - Atualizado em 29/04/2016 às 10h33
Diretoria-executiva da Vitalis Consultoria

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

Uma empresa para atuar no campo da saúde do trabalhador, presentando serviços de consultoria a empresas de pequeno e médio portes. Essa é a ideia inicial da Vitalis Consultoria, a primeira Empresa Júnior (EJ) de Saúde do estado de Alagoas e que está vinculada à Escola de Enfermagem e Farmácia da Ufal (Esenfar).

A EJ surgiu a partir da iniciativa do estudante do 6º período de Enfermagem da Ufal, Leandro Lima. Diretor-presidente da Vitalis, Leandro ingressou na graduação, trazendo consigo a experiência da Empresa Júnior de Engenharia Civil e Arquitetura (Ejec) da qual foi membro quando cursou Engenharia na Universidade. “Sempre achei interessante o conceito da EJ, porque estimula o aluno a ser independente e procurar novos caminhos para percorrer. Como participei da Ejec, pensei em trazer a experiência para a enfermagem e encontrei outros alunos que tinham a mesma proposta”, explicou Leandro.

Junto a ele, outras cinco alunas se engajaram para criar a Vitalis Consultoria e, hoje, compõem a diretoria executiva da Empresa Júnior: Isabella Valentim, vice-presidente; Marina Bina, diretora administrativo-financeira; Camila Moureira, diretora de projetos; Nataly Cavalcante, diretora de gestão de pessoas; e Alana Leite, diretora de marketing.

De acordo com o diretor-presidente, o nome “Vitalis” está atrelado ao que é vital à vida: a saúde. O trabalho a ser desenvolvido pela EJ vai focar em saúde do trabalho, por meio de visitas técnicas às empresas para analisar a saúde dos empregados, avaliar os riscos a que estão expostos dentro e, assim, preparar um relatório situacional e lançar propostas a serem implementadas no ambiente de trabalho.

Dentro das ideias da Vitalis Consultoria estão a análise epidemiológica, para fazer um levantamento das doenças que mais acometem os trabalhadores; realizar consultas de enfermagem; implementar condutas na rotina de trabalho e, consequentemente, promover a redução do aparecimento de doenças ocupacionais.

Nos próximos meses, a empresa dará continuidade ao processo para ser membro da Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea) e, junto ao curso e colegiado de Enfermagem, adquirir uma sede física no prédio da Esenfar. Após isso, a diretoria executiva abrirá seleção para assessores da empresa júnior.

Contribuição para o curso e os futuros profissionais da área

A fundação da Vitalis Consultoria é uma realização para o curso de Enfermagem da Ufal. Presente na cerimônia de fundação da EJ e posse da diretoria executiva, ocorridas na última segunda-feira (25), a vice-diretora da Esenfar, Maria Lysete Bastos, reforçou a importância da empresa para a graduação. “Esse é um sonho antigo nosso. Demorou, mas hoje estamos comemorando essa iniciativa. Através do exercício da Empresa Júnior, os alunos vão encontrar inovações e potencialidade para buscar novos nichos no mercado. É um marco, uma referência para o curso e para a Ufal”, comemorou.

Além da vice-diretora, estiveram presentes o representante da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, Leonardo Viana; o diretor-presidente da Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea), Gabriel Andrade; e a professora orientadora da Vitalis Consultoria, Patrícia Sarmento. Para a docente, o momento é único e inovador para a graduação e área da saúde.

O movimento empresa júnior é muito bem estruturado. Já tivemos iniciativas quanto a empresas juniores de saúde. Isso faz com que o profissional venha a ter autonomia no futuro, como ter um consultório na área de enfermagem ou abrir uma empresa de home care. A Enfermagem oferece um leque aos profissionais da área”, salientou Patrícia.

O diretor-presidente reforçou o potencial do enfermeiro no mercado. O profissional geralmente está associado a corredores de hospitais, mas a profissão vai além disso. “A sociedade enxerga a enfermagem de uma forma diferente do que ela realmente é. Acredito que a Vitalis pode mostrar o que a profissão é de fato e mostrar o que ela pode fazer de diferente para agregar ainda mais seu valor à sociedade. O futuro enfermeiro vai enxergar uma nova possibilidade de atuação no mercado, exercendo sua autonomia por meio do empreendedorismo”, destacou.