Ufal sedia projeto Chegada dos Bois nesta quarta

Mesa-redonda, palestra e apresentações culturais estão na programação do evento

19/04/2016 11h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas apoia o evento Chegada dos Bois, que acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 14h, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu. Esse é um projeto do Coletivo Cultura Sim Sinhô, formado por alunos do curso de licenciatura em Teatro, que busca despertar o interesse da comunidade pelas manifestações artísticas do Estado.

Na programação estão previstas palestra sobre a história do Boi Alagoano e mesa-redonda sobre o festival do Bumba Meu Boi, com mediação do professor José Aciolli e participação de representantes dos grupos Boi Dragão, Boi Bumbá Alagoano, Boi Lacrau e Boi Vingador. Também haverá apresentações do exercício cênico Chuva de bois e do documentário sobre Mestre Everaldo.

Grupos de bois e teatro Lambe-Lambe farão apresentações artísticas no encerramento. De acordo com Alex Zampielly, a ideia de realizar esse evento é dar visibilidade ao concurso de Bumba Meu Boi, que acontece no fim da próxima semana, na capital alagoana. O concurso é promovido pela Liga de Bois, com apoio da Prefeitura de Maceió.

Difusão da cultura

Segundo Zampielly, o Coletivo Cultura Sim Sinhô é movido pelo desejo de transformação social. “Pretendemos ressignificar e sensibilizar o olhar sobre a cultura e todas as manifestações artísticas desenvolvidas em nosso Estado, buscando a aproximação das comunidades acadêmica e pública de modo geral com a cultura. Estamos propondo ações permanentes e efetivas culturais não apenas popular, mas todas as formas artísticas“, completou o estudante.

Desde 2015, o grupo vem realizando visitas técnicas nas comunidades para fundamentar as pesquisas que pretende realizar. O Coletivo vai atuar em vários campos artísticos para difundir a cultura alagoana por meio realização de eventos. A próxima edição vai abordar o coco de roda.