Ufal sedia 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

26/04/2016 17h12 - Atualizado em 27/04/2016 às 12h26
Arte de divulgação

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) sedia, entre os dias 27 a 29 de abril, a 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, num movimento que envolve dezenas de universidades em todo o Brasil. Este ano, a Jornada relembra duas décadas do assassinato de 19 trabalhadores rurais, no que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás.

As atividades iniciam, às 9h30, com a mesa 20 Anos do Massacre de Eldorado dos Carajás: as Castanheiras Lembram e Você?, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria.

Em sua primeira edição, realizada em abril de 2014, 57 instituições de ensino superior, entre campi, institutos e universidades brasileiras desenvolveram atividades em torno da jornada.

A jornada tem por objetivo levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades, abrindo um canal de diálogo e formação com os estudantes, sensibilizando a comunidade acadêmica para a questão, e buscando ampliar o apoio de professores e estudantes com a luta desenvolvida pelos movimentos sociais do campo.

O evento é realizado pela Pró-reitoria de Extensão da Ufal, junto com os campi fora de sede e cursos envolvidos com a discussão da reforma agrária, com apoio dos movimentos agrários. “O objetivo é continuar rompendo os muros do preconceito, os latifúndios do saber e do conhecimento”, afirma a pró-reitora Joelma Albuquerque.

As inscrições já estão abertas e necessitam de cadastramento no SIGAA Extensão. Para cadastro e programação da 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, acesse o link.