Ufal e IMA buscam firmar acordos de cooperação

Objetivo é ampliar áreas de atuação para estudantes e docentes da universidade, além de oficializar parcerias existentes

04/04/2016 14h53 - Atualizado em 07/04/2016 às 12h24
Reitora Valéria Correia declara  interesse em formalizar acordos de cooperação com o IMA. Foto: Thiago Prado

Reitora Valéria Correia declara interesse em formalizar acordos de cooperação com o IMA. Foto: Thiago Prado

Thâmara Gonzaga - jornalista

A reitora Valéria Correia recebeu o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, na última sexta-feira, 1º, para avaliar a formalização de cooperações técnicas que criarão novas oportunidades de trabalho e pesquisa para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de oficializar as parcerias já existentes.

Durante a reunião, que contou com a presença do vice-reitor, José Vieira, do superintendente da Sinfra, Márcio Barboza, do professor André Lage e do gerente de Licenciamento do IMA, Leonardo Vieira, o presidente do instituto relatou várias frentes de trabalho com potenciais para serem utilizadas por estudantes e servidores da Ufal. Entre elas, estão o laboratório, as unidades de conservação, a Piscina do Amor na praia de Pajuçara, o herbário com mais de 60 mil espécies catalogadas, lanchas e catamarã para visitas técnicas.

“Estudantes e professores da Ufal já realizam diversos trabalhos em parceria com o IMA, mas falta uma oficialização, por isso o nosso desejo de tornar essas ações institucionais”, destacou Lopes. Valéria Correia aprovou a proposta. “Temos o maior interesse em realizar esse acordo”, declarou.

Como contrapartida, foi sugerido que a Ufal auxiliasse com a emissão de pareceres técnicos, infraestrutura de laboratórios e disponibilidade de auditórios.

Como encaminhamento, Lage deixou acordado que consultaria a Procuradoria-Geral da Universidade a fim de receber orientação sobre o instrumento jurídico mais adequado para viabilizar os acordos.