Três equipamentos culturais da Ufal participam da 14ª Semana Nacional de Museus

Museus Théo Brandão e de História Natural e Pinacoteca Universitária vão compor essa ação

15/04/2016 10h48 - Atualizado em 18/05/2016 às 11h42
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas vai compor o circuito da 14ª Semana Nacional de Museus, uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Os museus Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) e de História Natural (MHN) e a Pinacoteca Universitária realizam atividades, de 16 a 22 do próximo mês, que envolvem a temática deste ano: Museus e paisagens culturais.

A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o tema foi definido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A proposta, segundo os organizadores, é reforçar o papel sociocultural das instituições e valorizar as culturas e a diversidade paisagística do país.

Os três equipamentos da Ufal vão abrir as portas, durante a semana, com programações diferenciadas. O MTB vai realizar o 3º Encontro de Pesquisadores do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, de 17 a 20 de maio, com a temática ligada às artes, à Antropologia e aos museus. As inscrições para o público já estão abertas e podem ser feita pelo e-mail: secretariamtb@gmail.com.

No caso de quem deseja submeter trabalhos para apresentar esse evento, as inscrições podem ser feitas até 20 de abril, na própria sede do MTB, que fica localizada na Avenida da Paz. Saiba mais sobre esse evento clicando aqui.

A Pinacoteca Universitária também vai integrar a 14ª Semana Nacional de Museus com o evento Conversa de arte. Será no dia 20 de maio, das 17h às 19h30. Essa ação terá a participação de professores, pesquisadores e artistas que vão discutir sobre a interferência do olhar contemporâneo sobre a riqueza paisagística e sua permanência na memória histórica e cultural por meio da imagem.

Já estão confirmados para participar do Conversa de arte, os artistas Karla Melanias e Francisco Oiticica, entre outros convidados. Carla e Francisco farão parte do calendário de exposições da temporada 2016 da Pinacoteca.

As atividades do Museu de História Natural, que vão acontecer de 16 a 22 de maio, serão voltadas ao público escolar, cujas visitas já foram agendadas. Nesse período, haverá atividades com jogos didáticos aplicadas por alunos do Estágios de Práticas Pedagógicas do curso de licenciatura em Biologia, além de visitas guiadas à exposição e ao laboratório de Geologia e Paleontologia.

Além da 14ª Semana Nacional de Museus, essa atividade também fará parte das comemorações alusivas ao aniversário de 26 anos do MHN. No domingo, 22, está sendo preparado um dia com atrações culturais para crianças e adultos, fechando a programação.