Teatro de Animação estará na pauta do Espaço Cultural da Ufal

Estudantes, professores, pesquisadores e artistas vão construir espaço de reflexão sobre o tema

25/04/2016 11h27 - Atualizado em 27/04/2016 às 13h18
Arte de divulgação

Simoneide Araújo – jornalista colaboradora

De 26 a 29 de abril será realizado o 1º Colóquio do Laboratório e Teatro de Animação (Lata), no Espaço Cultural Professor Salomão de Barros Lima, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Além de conversas e discussões sobre o tema, os participantes também poderão assistir a performances no pátio central do local e visitar a exposição A Invenção da Terra, de Tânia Maya Pedrosa, em cartaz na Casa do Patrimônio – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Colóquio é uma realização da Ufal, por meio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) e do curso de licenciatura em Teatro, com apoio da Escola Técnicas de Artes (ETA) e Iphan. A proposta do evento é reunir estudantes, docentes, pesquisadores e artistas para refletir sobre o Teatro de Animação. “Queremos construir um espaço de reflexão e de intercâmbio de experiências sobre diferentes modalidades do Teatro de Animação; estabelecer diálogos entre os atuadores artístico-sociais; divulgar o Teatro de Animação enquanto linguagem artística pedagógica”, disseram os organizadores.

Os envolvidos nesse projeto são os professores do curso de Teatro, José Acioli Filho, Antonio Lopes e Washington da Anunciação, e os alunos José Matheus Sales e Ednar Jordan Mendes. São convidados para o evento são os professores Ana Maria de Abreu Amaral, da USP, e Tácito Freire Borralho, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

No primeiro dia do Colóquio, 26, haverá o encontro de Ana Maria Amaral e de Tácito Freire com estudantes dos cursos da Ufal de Música, Dança e Teatro. O tema abordado será Pesquisa de TCCs nas disciplinas de Pesquisa Educacional e Pesquisa em Artes Cênicas. Será na sala 11 do Espaço Cultural e é aberto ao publico.

Seguindo a programação, dia 27, no pátio do Espaço Cultural, será a vez do Teatro de Lambe Lambe: Solidão, de Joésile Cordeiro, e Menstruação, de Géssyca Geysa, estudante de Teatro. Também haverá, na Sala 11, os exercícios cênicos Chuvas de Bois Transitando..., com Pierre D´Almeida e alunos da Escola Padre Brandão Lima, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Ufal. Na sessão Diálogos, Ana Maria Amaral e Tácito Freire vão falar sobre Cultura popular – caminhos da animação.

Dia 28, o estudante de Teatro, Alex Apolônio, vai debater o processo criativo O Teatro de Bonecos no Armorial. Em seguida, o exercício cênico Teatro de Brincantes; apresentação do espetáculo A Turma do Tio Beto e seus Bonecos, com Delberto Santa, do Cenarte; e vivências sobre A Cultura Popular e os Caminhos da Animação, com Ana Maria Amaral e Tácito Freire.

No último dia do evento, 29, será a visita à exposição A Invenção da Terra, de Tânia Maya Pedrosa, na Casa do Patrimônio, no Iphan, em Jaraguá. Lá, os convidados Ana Maria e Tácito vão fazer animação com os bonecos da própria exposição. Também haverá os exercícios cênicos Dançando asa Obras do mestre Zumba, Boi e Encruzilhada Boi.

Fechando a programação, o concurso do Bumba Meu Boi, promovido pela Liga dos Bois de Alagoas.

Serviço:

O quê: 1º Colóquio do Laboratório e Teatro de Animação