Saúde e bem-estar integram projetos no Campus A.C. Simões

Ações contemplam os três segmentos universitários e a comunidade externa

07/04/2016 09h35 - Atualizado em 08/04/2016 às 13h56
Comunidade em aula de Yoga no Campus A.C. Simões

Diana Monteiro - jornalista

Estudos recentes apontam que se desenha para um futuro próximo uma população de obesos, cujo fator contribuinte para o preocupante crescimento é o estilo de vida, que passa por “correria”, mau hábito alimentar e falta de atividade física. Conforme conceito ampliado aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946 a respeito do que seria estar saudável, “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Para conscientizar a população sobre o que é qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, em 1948 a Assembleia Mundial da Saúde, instituiu 7 de abril como o Dia Mundial da Saúde.

Na Universidade Federal de Alagoas a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão tem proporcionado a promoção de projetos e programas com ações em prol da saúde e bem-estar da comunidade em geral. A exemplo da Ginástica Laboral e Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), sob a coordenação da docente Maria do Socorro, do curso de Educação Física (licenciatura), e das atividades semanais na conhecida Sala de Cuidados Dr. Antônio Piranema, coordenada pela Maria Edna Bezerra, professora do eixo de Aproximação à Prática Médica e Comunidade, do curso de Medicina do Campus A.C. Simões.

Maria do Socorro destaca que a Ginástica Laboral, há cinco anos em funcionamento, foi criada com o objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos servidores no ambiente de trabalho. “Atualmente o projeto é desenvolvido três vezes por semana em todos os setores da Reitoria. Já o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade é uma ação de extensão e atende pessoas a partir dos 60 anos. Participam do programa cerca de cem pessoas, a maioria residentes nos bairros circunvizinhos ao Campus A.C. Simões”, enfatiza a coordenadora.

Desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex), e Espaço Cultural (local também das atividades), o Programa Unati oferta atualmente aulas de canto, ginástica e palestras e está instalado no prédio do curso de Educação Física. Está enquadrado no conceito de extensão universitária e consiste num processo educativo, científico e cultural, considerando que o idoso, enquanto objeto de estudo, faz parte das preocupações acadêmicas, segundo Socorro, o que enriquece ainda mais o projeto da Ufal.

A Unati tem proporcionado a interação da comunidade e universidade e à implementação de programas e projetos de extensão, ensino e pesquisa que promovam o encontro e a troca de saberes e fazeres entre as comunidades populares e a instituição”, frisa. Ao falar sobre os cuidados com a saúde e consequente qualidade de vida, Maria Socorro, doutora em Ciências do Esporte, aponta os bons hábitos alimentares, mente saudável e estilo de vida ativo.

Prática médica e comunidade

Como resultado das atividades desenvolvidas na Sala de Cuidados Dr. Antônio Piranema, no Campus A.C. Simões, voltadas à saúde e ao bem-estar da comunidade, está em fase de elaboração um estudo denominado de Efeito Reiki e qualidade de vida, sob a coordenação da professora Maria Edna Bezerra e Carla Loureiro, aluna do curso de mestrado Ensino em Saúde, da Ufal. “Reiki é uma das práticas ofertadas e motivou o estudo a partir de relatos dos usuários relacionados à melhoria da saúde física e mental”, frisou Edna.

Na Sala de Cuidados são atendidas mensalmente cerca de 500 pessoas, entre jovens e idosos pertencentes à comunidade da Ufal e do entorno do campus. Além da terapia reiki, são ofertadas as seguintes práticas: yoga, danças do ventre e cigana, auriculoterapia, quiropraxia e florais de lis, e segundo Edna Bezerra são constatadas nos usuários melhorias de qualidade de vida quanto à ansiedade, transtorno do pânico e estresse, males comumente citados pelos participantes durante atendimento.

A coordenadora destaca que a formação inicial de militantes populares em saúde, a partir da prática de reiki e massoterapia, despertou para a necessidade de um espaço físico para vivenciar as citadas terapias. Em 2012 foi instalada no então prédio do CSAU (Centro de Ciências da Saúde), a Sala de Cuidados Dr. Antônio Piranema, centralizando as ações relativas ao eixo de Aproximação à Prática Médica e Comunidade.

Funcionamento

As práticas são abertas à comunidade em geral e funcionam semanalmente nos seguintes dias e horários: yoga e danças (do ventre e cigana), segunda e quarta-feira, de 15h às 17h; reiki, de segunda a sexta-feira, no horário da manhã; quiropraxia, às quintas-feiras, pela manhã; auriculoterapia, às sextas-feiras, à tarde; e florais de lis (consulta), às terças-feiras, de 14h30 às 17h.

Edna Bezerra, que é nutricionista e mestre em Ciências da Saúde, destaca a importância das ações da Ufal para a saúde e o bem-estar da comunidade, que somam às políticas públicas para a qualidade de vida. “Educação, transporte, combate à violência e acesso à cultura também são elementos que proporcionam qualidade de vida à sociedade”, enfatizou.