Reunião discute fortalecimento de parcerias entre Ufal e Uneal

Reitora Valéria Correia define com reitor Jairo Campos a construção do Fórum Social Alagoano

15/04/2016 17h39 - Atualizado em 18/04/2016 às 17h16
Equipes das gestões da Ufal e Uneal participam de reunião

Diana Monteiro - jornalista

O fortalecimento do ensino superior público do Estado com abrangência nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e qualificação foi o foco do debate que reuniu, na manhã desta sexta-feira (15), a reitora Valéria Correia e o reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Jairo Campos e representantes da equipe de ambas instituições. Na oportunidade Valéria Correia destacou a importância da parceria e sugeriu a construção mais ampliada do Fórum Social Alagoano visando a efetivação da parceria e de várias ações acadêmicas e científicas.

Ao dar às boas-vindas ao reitor Jairo Campos e equipe, Valéria Correia enfatizou que a atual gestão da Ufal tem como projeto uma universidade socialmente referenciada, declarou ser fundamental alinhar as ações e disse reconhecer a Uneal em todo esse cenário. Ao citar as inúmeras dificuldades existentes agravadas, principalmente por estar inserida num Estado com complicados índices sociais, Jairo Campos destacou a crescente demanda por qualificação e a importância da Ufal nessa ação.

O reitor enfatizou o árduo trabalho empreendido para a manutenção e dinamismo das atividades acadêmicas e suas respectivas ações com inserção nas camadas socialmente desfavorecidas e dos reflexos positivos já alcançados: ”Formamos a primeira turma de indígenas do Estado e estamos trabalhando para ampliar e fortalecer a área de pós-graduação. Os desafios são inúmeros e é fundamental a parceria para a aglutinação das políticas conjuntas visando o fortalecimento do ensino superior público em Alagoas”, disse Jairo, que pela segunda vez, está à frente da universidade alagoana.

Presente à reunião, Gustavo Madeiro, responsável pela Coordenadoria Institucional de Ensino a Distância (Cied), da Ufal, sugeriu a participação de servidores da Uneal no curso de especialização que irá ofertar cerca de 300 vagas na área de gestão, o qual ainda está em processo formalização pela Ufal. O curso tem como público-alvo o segmento técnico-administrativo da instituição, no entanto, há a expectativa de que possa ser ampliado para servidores de outras instituições públicas de ensino superior. A criação de um pacto permanente para unificar as estratégias entre a Ufal e a Uneal também foi discutida durante a reunião.

A Universidade Estadual de Alagoas tem 45 anos de existência e, além de Maceió, está presente nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. Atualmente oferta cursos de graduação em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Direito, História, Letras/Português, Letras/Inglês, Letras/Francês, Letras/Espanhol, Geografia, Matemática, Química, Ciências Biológicas, Pedagogia, Administração Pública e Zootecnia.