Professores vão representar a Ufal em reunião do Euroclima

Evento discute impactos socioeconômicos da desertificação e da seca na América Latina

18/04/2016 09h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Assessor Internacional da Ufal participa de reunião do Euroclima

Assessor Internacional da Ufal participa de reunião do Euroclima

André Ferro - estudante de Jornalismo

O professor Aruã Lima, assessor da Assessoria Internacional da Ufal vai representar a Instituição na reunião do Euroclima, evento que acontecer no período de 18 a 22 de abril, em Campina Grande – PB. A reunião é promovida numa parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil.

Com o tema Diálogo político-científico sobre os impactos socioeconômicos da desertificação, degradação da terra e seca na América Latina, o evento é organizado pelo Centro Comum de Investigação (da sigla em inglês JRC - Joint Research Center) da Comissão Europeia (CE) em parceria com o Insa, MCTI e o Lapis.

O Euroclima é um programa de cooperação entre a União Europeia (UE) e a América Latina, com foco nas mudanças climáticas. Fazem parte do programa 18 países representados por alguns de seus institutos de pesquisa científica, universidades e agências que desenvolvem pesquisas sobre seca e desertificação na América Latina.

O evento tem como objetivo a capacitação e o desenvolvimento de redes regionais de investigação acerca dos processos climáticos que a América Latina sofre. A reunião será um ponto de encontro de pesquisadores internacionais, especialistas em meteorologia, agro meteorologia, seca e degradação da terra, principalmente de países latino-americanos, além da participação de representantes governamentais.

Essas pesquisas buscam contribuir para a redução da pobreza das populações que sofrem com a desertificação, assim promovendo oportunidades de crescimento econômico em conjunto com a preservação do ambiente.

O representante da Ufal, Aruã Lima é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e coordena projetos de pesquisa ligados à história da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), além de exercer a função de assessor de Intercâmbio Internacional na Universidade.

O professor afirmou que participará da abertura do evento e de uma reunião com as entidades de pesquisa para ampliar as relações entre os institutos e a Ufal. "Buscarei melhorar o relacionamento da Ufal com os institutos de pesquisa, afim de possibilitar convênios", declarou Lima.

Além de Aruã, o professor Humberto Barbosa, do Instituto de Ciências Atmosféricas da Ufal (Icat), também irá representar a Universidade no evento. Ele é responsável pelo Lapis e é colaborador do Programa Global Laboratory da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.