Poesia em Foco é atração numa exposição do Hospital Universitário

29/04/2016 16h59 - Atualizado em 29/04/2016 às 16h59
Exposição ficará aberta ao público até 12 de maio

David Cardoso – estudante de Jornalismo

A Biblioteca Virtual (BV), vinculada à Unidade de Telessaude (UT) da Gerência de Ensino e pesquisa (GEP), do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), abriu a exposição Poesia em Foco: uma visão contemporânea de Maceió, um projeto da Confraria Nós, poetas; e da Diretoria de Teatro do Estado de Alagoas (Diteal). O evento conta também com a parceira da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).

O evento foi aberto na última terça-feira (12) pela colaboradora da GEP, Rejane Lessa, recepcionando os presentes e com a participação do Coral de Cegos Carlos Gomes, da Escola de Cegos Cyro Aciolly. Estiveram presentes a bibliotecária Isabel Fernandes, um dos diretores do HU, Fernando Guimarães e o superintendente, Paulo Teixeira. Um dos fundadores da Nós, poetas, Eduardo Proffa, falou um pouco sobre a confraria antes de iniciar o recital de poesia junto aos poetas Pedro Costa, Alexsandro Barros, Mônica Campos e Lane Carvalho.

Também teve show musical com a cantora May Honorato e contação de histórias na pediatria com a escritora Fátima Maia e a contadora de histórias Mira Dantas, diretora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos.

O ambiente hospitalar, por si só, causa temores e angustia as pessoas. Quando trazemos um evento reunindo poesia, fotografia, música e contação de histórias, provocamos no público sensações de encantamento, bem-estar e também promovemos a interação entre as pessoas. Estamos exercitando a humanização destes espaços, é fundamental que mais atividades como estas aconteçam trazendo momentos agradáveis para nosso público de usuários, colaboradores e comunidade acadêmica” destacou a bibliotecária Isabel Calheiros.

No Brasil, poucos hospitais universitários contam com bibliotecas e estes espaços e, as diversas ações que emanam deles, são fundamentais. Pretendemos intensificar ainda mais os trabalhos não só no que se refere ao fomento às pesquisas clínicas e científicas, mas, também às ações de humanização por meio da leitura e ações culturais no hospital”, ressaltou a chefe da Unidade de Telessaúde e da Biblioteca Virtual, a professora Rosaline Mota.

O evento atingiu um público de aproximadamente 250 pessoas, entre pacientes, acompanhantes, colaboradores e a comunidade acadêmica do HUPAA. A exposição que conta com fotografias de Maceió, assinadas por Ana Cristina, Luna Gavazza e Arthur Celso e também com poesia em áudio, ficará aberta à visitação no Memorial do HU até o dia 12 de maio, de segunda a sexta-feira das 7h as 12h e das 13h as 16h.