Planejamento econômico marca abertura do 10º Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia

Economista Cícero Péricles destaca o surgimento e crescimento do Nordeste durante palestra de abertura

28/04/2016 18h26 - Atualizado em 02/05/2016 às 11h22
Palestra de abertura contou com o professor Cícero Péricles sobre o surgimento do Nordeste

Diana Monteiro – jornalista

Palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e debates integram a décima edição do Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia, o conhecido Conecte, que transcorre até esta sexta-feira (29), durante os dois horários, no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, e tem como temática central Engenharia: Planejamento e Gestão. O evento é organizado pelo Programa Especial de Capacitação Discente (PEC) junto aos Colegiados dos cursos de Engenharia Ambiental, Civil, Petróleo e Química do Centro de Tecnologia (CTec) Universidade Federal de Alagoas. É considerado o maior evento de disseminação de produção científica em engenharia do Estado e o mais ampliado no Norte/Nordeste dessa área

Durante a abertura, que contou com a participação da reitora Valéria Correia, a aluna do curso de Engenharia Química, Jéssika Rocha, fez a apresentação do PEC, oportunidade em que foi feita homenagem aos coordenadores do citado Programa. Foram homenageados os seguintes professores: William Wagner Lira (fundador); Waine Santos de Assis; Carlos Roberto Fragoso Junior; Eduardo Toledo de Lima Junior; Carlos de Oliveira Pimentel; e a atual coordenadora Karoline Alves de Melo.

Na palestra de abertura o professor Cícero Péricles de Carvalho enfocou o surgimento do Nordeste e seus aspectos históricos, econômicos e sociais em sua evolução do crescimento com a oligarquia dominante na condução de todo o processo. Segundo o professor, a região nem sempre existiu e sim o Norte e o Sul do Brasil e ela foi criada a partir do momento em que o eixo dinâmico desce e muda a então capital Salvador, para o Rio de Janeiro.

“Quem criou o Nordeste foi o Rio de Janeiro e o surgimento da região, pela classe dominante (oligarquias), é fruto de uma construção política. Um dos elementos motivador foi a descoberta do semi-árido mas não houve para o surgimento, discussão das relações sociais”, enfatizou Cícero Péricles contextualizando a divisão do Brasil, em 1789, e a Proclamação da República, em 1889 ao fazer uma breve retrospectiva histórica.

Cícero Péricles destacou que o Nordeste nasceu realmente no auge da ditadura, em 1970 e pela realidade geográfica citou a implantação de órgãos, como Sudene, Dnocs, Codevasf e Chesf, para alavancar o desenvolvimento da região, mas cita então paradoxo existente nessa realidade: “A economia passa a crescer, mas passa a empobrecer a população e faz cair o índice de desenvolvimento humano (idh)”, diz. Enfatizou também, a importância dos programas sociais, assim como a efetivação de empregos formais, o funcionamento da saúde básica, a diminuição do analfabetismo e o acesso ao ensino superior, dentre outras ações efetivas para a mudança na vida no Nordeste.

Entre as áreas contempladas pelo Conecte em 2016 estão: Recursos Hídricos e Engenharia Hidráulica; Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias e Saneamento Ambiental; Construção Civil, Materiais e Componentes de Construção; Estruturas e Geotecnia; Modelagem Computacional; Síntese de Materiais e Processos de Separação; Processos Biotecnológicos, Ciência Tecnologia dos Alimentos; Petróleo, Gás e Biocombustíveis; Ensino e Extensão em Engenharia. Mais informações no site do Conecte.