Pinacoteca abre temporada 2016 com “Meu Odisseu: Veredas Interiores”

Solenidade de abertura será próximo dia 28, mas exposição fica em cartaz de 29 de abril a 10 de junho

18/04/2016 10h20 - Atualizado em 19/04/2016 às 16h01
Arte de divulgação

Antonio Oiticica – estudante de Jornalismo

O artista visual Francisco Oiticica vai abrir a temporada de exposições da pauta anual de 2016 da Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas. Com Meu Odisseu: Veredas Interiores, Oiticica marca sua terceira participação nos salões daquele espaço museológico. A abertura será no próximo dia 28, às 20h, mas o período de visitação vai de 29 de abril a 10 de junho, das 8h30 às 18h.

A técnica utilizada nessa exposição é a fotografia, mas também será feito o uso do audiovisual, modelagem e instalações. Meu Odisseu: Veredas Interiores propõe uma viagem inspirada na epopeia de Odisseu e sua Odisseia, em que o herói volta para casa após superar variadas adversidades no caminho, por meio de suas peripécias – como resistir ao canto das sereias. “Cada um de nós tem um Odisseu para chamar de seu, somos os heróis de nossa própria história e estamos em uma viagem para o nosso próprio interior, de reconhecimento, redescoberta de si”, destacou Oiticica.

Francisco é artista plástico, fotógrafo, ex-professor do curso de Comunicação da Ufal, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), Stendhal-Grenoble3, na França, e Uninassau. É graduado em Pintura e mestre em História da Arte pela EBA-UFRJ e doutor em Literatura, Cultura e Sociedade pela Ufal.

Além do trabalho artístico, Oiticica já lançou os livros Enfim, primitivos: estudo cultural do Modernismo brasileiro (1999), Vincent Monteiro, poeta cordial: marcas da textualidade de sociabilidade literária – Paris 1946-1960 (2004) e Alagoas, estado da arte: o moderno e o contemporâneo do século 19 às manifestações atuais (2015).

Antes dessa exposição, o artista já participou do calendário da Pinacoteta da Ufal com duas outras mostras: Desenhos à têmpera (1987) e Tralha (2009). No acervo do museu há duas obras doadas por Oiticica, que fizeram parte da exposição Tralha, com a técnica de fotomontagem de imagens digitais manipuladas no computador.

Exposição: Meu Odisseu: Veredas Interiores
Onde: Pinacoteca Universitária - Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro
Abertura: 28 de abril, às 20h
Visitação: 29 de abril a 10 de junho, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h