Pesquisadoras revelam avanços na política de valorização à leitura infantil

Nesta segunda (18), se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

18/04/2016 11h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Claudia Pimentel e Ízala Soares, pesquisadoras

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Duas pesquisas recentes de mestrado, orientadas pela professora Claudia Pimentel, do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufal, revelaram que as crianças da educação infantil de uma escola da rede pública de Maceió adoram pegar os livros, repetir histórias ouvidas e inventar outras tantas, amadurecendo a capacidade de narrar as histórias literárias e suas histórias de vida. “Chega de ter medo de emprestar livros para as crianças. No Dia Nacional da Literatura Infantil, incentive a leitura”, convida a professora.

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril, data que celebra o nascimento do escritor Monteiro Lobato. A data também é uma forte recordação da importância da leitura desde a mais tenra idade. Além dela, uma série de iniciativas de âmbito nacional indica a importância da leitura.

Para a pesquisadora Claudia Pimentel e a mestra em Educação Ízala Soares, destacam-se entre estas iniciativas o Plano Nacional do Livro e Leitura, de 2005 e, a Lei 1.244/2010, conhecida como a “Lei da Biblioteca Escolar”, que determina que até 2020 todas as escolas públicas e particulares terão que ter uma biblioteca.

“Para promover a leitura, principalmente a literária, o Programa Nacional Biblioteca na Escola [PNBE] tem enviado para todas as escolas da rede pública de ensino livros de excelente qualidade para o público infantil e juvenil. Até as classes da Educação Infantil, desde as creches que atendem crianças no primeiro ano de vida, receberam este ano de 2016 caixas de livros”, conta a Ízala sobre sua dissertação de mestrado intitulada Livros e leitura: um diálogo com crianças da educação infantil.

“A vontade de que os livros saiam das caixas que chegam às escolas da rede pública de todo o país é tanta, que além de acervos para compor as bibliotecas e salas de leitura, o MEC agora manda caixas para ficarem nas salas de aula, facilitando a vida do professor”, explica. A iniciativa de enviar caixas de livros para as salas de aula começou com o Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa [PNAIC], que contempla os três primeiros anos do ensino fundamental, que também recebem caixas do acervo complementar do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para ficarem bem pertinho das crianças, nas suas salas. Tanto os livros do PNBE para a primeira etapa da educação básica como do acervo complementar ao livro didático são ilustrados e apropriados para as crianças.

As ações do PNBE e a iniciativa de ler com as crianças, contribuem para que nas salas de aula, salas de leitura, bibliotecas e em casa, os livros realmente cheguem até as crianças. “Nesse dia 18 de abril, leia com uma criança e deixe que ela lhe mostre o que a literatura lhe proporciona de ideias, memórias, brincadeiras! A literatura é porta aberta ao diálogo e a leitura um gesto de amor”, ressalta Pimentel.