NDI realiza ato reivindicando melhorias na infraestrutura

Vice-reitor recebe representantes da comunidade escolar para discutir melhorias

14/04/2016 13h01 - Atualizado em 15/04/2016 às 11h41
Protesto aconteceu no hall da Reitoria. Fotos: Thyeres Medeiros

Keila Oliveira – estudante de Jornalismo

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou, na última quarta-feira (13), um ato no hall da Reitoria em virtude da necessidade histórica de melhorias na infraestrutura e apoio ao núcleo. Durante o ato, que teve intervenção artística e maracatu, estavam presentes crianças, pais e representantes da comunidade escolar que foram recebidos pelo vice-reitor José Vieira e Márcio Barboza, Superintendente de Infraestrutura da Ufal.

As melhorias são reivindicadas desde 2013 e, de acordo com as coordenadoras do NDI, Aline Ferreira e Cléa Rocha, é prioridade a reforma emergencial do núcleo, uma vez que atende crianças pequenas que estão sendo postas em risco nas questões de segurança e saúde; além da garantia do direito a creche para os filhos dos estudantes, servidores e moradores das comunidades do entorno; e alimentação saudável para os alunos e garantia de um ambiente escolar limpo e seguro. As discussões sobre a situação do NDI foram retomadas em duas reuniões anteriores com a reitora, Valéria Correia.

Ana Nascimento é mãe de uma das crianças que frequenta o núcleo há três anos e destaca a importância do NDI para a comunidade. “São 32 anos de existência de NDI e eu conheço muitos profissionais da área da Educação que passaram por aqui e têm o NDI como referência profissional e uma preparação para exercer a docência, trabalhar com educação infantil. Estou aqui como mãe e como professora me colocando no lugar dessas mães que enxergam no NDI um lugar confiável e que acreditam que os profissionais fazem um bom trabalho para o desenvolvimento de sua criança, um lugar que você não precisa pagar por ele e que proporciona uma educação de qualidade, com uma proposta muito boa e percebemos que isso foi decaindo devido às questões estruturais e isso não pode acontecer, pois muitas famílias necessitam desse espaço para suas crianças”, ressaltou emocionada.

O representante do DCE, André Albuquerque, acredita que a ampliação do NDI deve ser garantida pela Universidade para que o núcleo possa atender mais crianças. “A possibilidade de creche é uma das ações previstas para a assistência estudantil que garante que pessoas que têm filhos e estudem na Universidade possam deixar suas crianças no núcleo infantil para frequentar suas aulas. Sabemos que existem muitos estudantes que não permanecem na Universidade por falta de creches e que isso é parte de uma política de precarização do Governo Federal e que precisa ser combatida, mas, por outro lado, é preciso que a Universidade se empenhe para garantir uma ampliação do NDI que atenda a comunidade acadêmica”, ressaltou.

Lídia Tenório é tia de um aluno do Núcleo e participou do ato na reitoria. “A situação do NDI está caótica. Para as crianças estudarem é preciso melhorar a estrutura, pois isto está prejudicando a formação escolar dos pequenos. Novas turmas ainda não ingressaram no núcleo por esses problemas que precisam ser solucionados urgentemente, principalmente porque muitos pais necessitam deixar seus filhos na escola em tempo integral e devido aos problemas existentes o núcleo não está atendendo dessa forma”, contou.

De acordo com Márcio Barboza, a gestão já iniciou os serviços de melhorias no núcleo, em meio a situação de cortes de verbas e depois de mais de duas décadas de ausência de política de manutenção. “As condições atuais são as mesmas de 24 anos atrás, quando minha filha estudou no NDI. Sabemos que reformas são necessárias, por isso inicialmente mandamos os técnicos lá no NDI e eles fizeram um orçamento mais ampliado que custa em torno de R$ 110 mil para fazer uma reforma que contemple todas as solicitações da comunidade escolar. Faremos uma reforma emergencial na cozinha e em outros locais apontados pelo grupo para garantir a segurança das crianças. As obras emergenciais serão iniciar na próxima semana, mas nós, como gestão, nos comprometemos a ter um olhar com responsabilidade, pois sabemos da importância do núcleo para a comunidade”, destacou.

O Vice-reitor esteve presente durante o ato, conversou com os presentes e recebeu uma comissão para ouvir detalhadamente as reivindicações. “Independente do tempo em que os problemas do NDI têm se acumulado, é nossa responsabilidade solucionarmos estas demandas. Mas é preciso entender que questões estruturais que vêm de alguns anos não podem ser resolvidas de imediato, mas estamos conversando constantemente com a Sinfra para avaliar as possibilidades de intervenção na estrutura e continuaremos com as pequenas reformas de manutenção. É muito importante que vocês estejam aqui se manifestando, mostrando a criança o caminho da cidadania", destacou.

Vieira ressaltou ainda a importância do NDI e as tratativas para sua reestruturação. "O NDI é prioridade sim e sempre deveria ter sido. Existe um problema referente ao número que foi reduzido de vagas e, por isso, já temos uma reunião marcada com a secretaria municipal de educação para tratarmos desse assunto. Por isso, pedimos o apoio e a compreensão da comunidade escolar para que possamos atender todas as reivindicações solicitadas”, disse.