Movimentos sociais agrários realizam atividades na Ufal até sexta

As atividades realizadas pelos trabalhadores rurais não vão interferir no funcionamento da Universidade

28/04/2016 08h43 - Atualizado em 29/04/2016 às 11h47
Programação da JURA termina na sexta-feira (29)

Lenilda Luna - jornalista

O Campus A.C Simões sedia as atividades da 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão. Participam dessa programação os movimentos sociais agrários, entre os quais a CPT, o MST, o MLST e o MTL, que estão em marcha desde a última segunda-feira (25), quando partiram de União dos Palmares em direção à Maceió.

A marcha em defesa da reforma agrária marca o aniversário dos 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. A Universidade acolheu esses movimentos no Centro de Ciências Agrária (Ceca/Ufal). A partir desta quinta-feira (28), os integrantes se instalam no Ginásio de Esportes de Educação Física.

No Campus A.C. Simões ocorrerá uma série de atividades, como: mesa-redonda, plantio de árvores no entorno do Centro de Interesse Comunitário (CIC), marcando simbolicamente a morte dos trabalhadores que tombaram vítimas da violência no campo, o plantio de horta da Residência Universitária e o lançamento do Comitê Estadual da Campanha Permanente Contra o Uso dos Agrotóxicos e Pela Vida.

A gestão da Ufal solicita à comunidade universitária que acolha aos visitantes e que participe das atividades desses lutadores sociais. No entanto, as atividades acadêmicas e administrativas da Universidade vão continuar normalmente nesse período.

Veja mais sobre a programação da 3ª JURA aqui.