Ufal participa da 3ª Bienal de Orquídeas do Nordeste

05/04/2016 10h00 - Atualizado em 05/04/2016 às 11h44
Imagem da internet

Graziela França- estudante de Jornalismo

Nos dias 8, 9 e 10 de abril acontecerá a 3ª Bienal de Orquídeas do Nordeste. O evento organizado pela Associação dos Orquidófilos e Bromeliófilos de Alagoas (Aobal) será realizado na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e contará com programação variada.

Na Bienal serão ministradas palestras e oficinas todos os dias das 9h às 15h, além da exposição e venda de flores ornamentais. Paralelo a Bienal das Orquídeas, acontecerá a 21ª ExpoAobal, exposição organizada a cada seis meses pela associação alagoana.

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) será representado pelo  graduando de Ciências Biológicas e bolsista do Herbário do museu, Wictor Thomas Corrêa, que ministrará uma palestra sobre taxonomia básica para orquidófilos.

O MHN conta com 12 espécies de Orquídeas no acervo de Botânica, das quais quatro são endêmicas do Estado, como é o caso da Prostechea Alagoensis, orquídea encontrada apenas em Alagoas. Outra espécie importante é a Cattleya Labiata, conhecida como Rainha do Sertão, esta orquídea era encontrada em toda Mata Atlântica mas foi extinta de vários estados. Alagoas é um dos estados em que ainda é possível encontrar a espécie.

Para o estudante, além de possuírem caráter terapêutico e estarem ligadas ao lazer e bem-estar, as orquídeas possuem importante função para a manutenção da biodiversidade. “Elas [as orquídeas] possuem grande importância ecológica para o meio ambiente. Existe uma ligação muito grande entre as flores, insetos e aves, elas servem de alimento assim como meio de reprodução e ciclo de vida”, enfatizou ele.

A Pró-reitoria de Extensão da Ufal também será representada na Bienal pelo ecólogo Ulysses Gomes Cortez Lopes, que fará palestra no dia 8 de abril, às 9h, com o tema A importância das orquídeas e bromélias. "A palestra terá como objetivo abordar aspectos relevantes das famílias Orchidaceae e Bromeliaceae, no que diz respeito às suas importâncias como indivíduos, ao destacado papel junto à funcionalidade dos ecossistemas florestais, como recuperadoras dos processos ecológicos, enfim, como contribuidoras da heterogeneidade dos ecossistemas, em especial nas florestas úmidas tropicais", destacou Ulysses.

Para participar da Bienal e da Exposição, que começam na próxima sexta-feira, não é necessário fazer inscrição e a entrada é gratuita. Confira a programação na imagem em anexo.