Membros do Consuni conferem relatórios da CGU sobre a Ufal

Chefe da Controladoria-Geral em Alagoas apresentou os resultados das avaliações referentes aos anos de 2013 a 2015

25/04/2016 17h27 - Atualizado em 28/04/2016 às 11h05
Chefe da CGU durante apresentação para membros do Consuni. Fotos: Thiago Prado

Thâmara Gonzaga - jornalista

Os membros do Conselho Superior (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas se reuniram em sessão extraordinária, na tarde desta segunda-feira (25), para conferir a apresentação dos relatórios sobre a Ufal, referentes aos anos de 2013 a 2015, elaborados pela Controladoria-Geral da União (CGU). Realizada no Auditório da Reitoria, a reunião foi aberta ao público.

A convite da reitora da Ufal, Valéria Correia, a exposição foi feita pelo chefe da CGU em Alagoas, José William Gomes da Silva.

“Na busca de implementar a cultura da publicização e da transparência, a realização de um momento como este é muito importante. É preciso manter o diálogo com os órgãos de controle para seguir de modo seguro com uma política de planejamento e avaliação”, defendeu a reitora.

Durante a reunião, o chefe da CGU apresentou resultados de avaliações sobre contratação, empenho, execução, acompanhamento e pagamento de obras contratadas pela Ufal, com ênfase nas despesas realizadas por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Foram apresentados, ainda, os resultados de fiscalizações feitas nas unidades da Ufal em Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia, além das avaliações sobre sete unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões. Os trabalhos foram realizados de forma compartilhada, com equipes formadas por servidores da CGU e da Universidade.

José William também aproveitou a ocasião para mostrar a estrutura da Controladoria-Geral, explicar suas frentes de trabalho e forma de atuação. “A CGU não interfere na autonomia administrativa de nenhum órgão. O nosso trabalho é de fiscalização, controle e cooperação institucional. Agradeço o convite da reitora Valéria, pois essa é uma oportunidade para estreitar as relações, de auxiliar à gestão da Ufal para que possa superar eventuais dificuldades na execução de suas atividades”, argumentou.