Exame Nacional de Acesso ao Profnit será realizado na Ufal

Inscrições para o mestrado começam no dia 2 de maio

25/04/2016 15h08 - Atualizado em 14/10/2016 às 10h18

Natália Oliveira – estudante de Jornalismo

A Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) lançou o edital para o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). O Exame Nacional de Acesso, no entanto, será realizado apenas no dia 21 do mês seguinte, mas terá inscrições abertas de 2 a 6 de maio, feitas exclusivamente pelo site do Programa de Pós-graduação.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o ponto focal onde quer cursar o mestrado e onde deseja realizar o Exame Nacional de Acesso. Por Ponto Focal compreende-se a Instituição de Ensino Superior (IES) que matricula os estudantes, emite diplomas e se responsabiliza por toda a disciplina acadêmica e, em Maceió, está localizado no prédio do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), no Campus A.C. Simões.

Realização da prova

O Exame Nacional de Acesso ocorrerá, simultaneamente, em todos os pontos focais, das 14h às 18h. Em Maceió, será no Bloco 13, também no Campus A.C. Simões, ao lado do IQB. A prova, de caráter classificatório e eliminatório, conta ainda com 40 questões de múltipla escolha, que abordarão conteúdo básico de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação.

Sobre o curso

O Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) tem caráter stricto sensu profissional e objetiva a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação tecnológica (NITs). Já o Exame citado é destinado a candidatos graduados e com diploma de nível superior e a concluintes do último ano ou semestre de cursos superiores de instituições oficiais e reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).