Alunos do Paespe aprendem noções de primeiros socorros

Eles também tiveram aula de trigonometria com o professor Jerônimo Leoni

04/04/2016 09h39 - Atualizado em 04/08/2016 às 16h13
Estudantes do Paespe junto aos integrantes do projeto Samu nas Escolas

Redação Ascom

Na última sexta-feira, 1º, os participantes do Programa de Apoio às Escolas Públicas do Estado (Paespe e Paespe Júnior) da Universidade Federal de Alagoas aprenderam noções de primeiros socorros com a equipe do Samu nas Escolas, projeto de extensão da Ufal em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Maceió.

Pela manhã e também no período da tarde, eles participaram de oficinas sobre como agir em situações de emergência, a exemplo de desmaio, engasgo, queimaduras, choque elétrico, fraturas e hemorragias.

Os alunos ainda foram conscientizados sobre a importância do Samu e os danos causados pelo trote, atitude criminosa que prejudica os serviços de urgência, uma vez que sobrecarrega o número de ligações e ocasiona o deslocamento de toda equipe para atender uma ocorrência que não existe.

O objetivo desse dia de atividade foi informar os alunos e torná-los multiplicadores dessas ideias entre os colegas.

Aula de Trigonometria

À noite, os estudantes do Paespe tiveram aula de trigonometria com o professor do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, Jerônimo Leoni. O convite para professores da Universidade ministrarem aulas faz parte do conteúdo do Programa, que cede espaço para os profissionais falarem sobre experiências da profissão e da carreira acadêmica.

Sobre o programa

O Paespe é um programa da Ufal e tem como finalidade complementar e suprir carências dos estudantes da rede pública de ensino do Estado em todas as disciplinas exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas são ministradas por professores dos Institutos de Matemática (IM) e de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), do Centro de Tecnologia (Ctec) e conta, ainda, com participação dos bolsistas dos Programas de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Ciência e Tecnologia e, Letras.