Edufal recebe novos títulos da editora Boitempo

Editora nacional tem parceria antiga com a Edufal e deve ser reforçada com a chegada de novos títulos

20/04/2016 09h52 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Edufal reforça parceria com a Boitempo

Edufal reforça parceria com a Boitempo

Márcia Alencar - jornalista

A Editora Universitária alagoana (www.edufal.com.br) reforça sua parceria com a Boitempo (www.boitempoeditorial.com.br), editora nacional com mais de 20 anos de existência e que publica obras dos mais influentes pensadores nacionais e internacionais, que se tornaram referência em vários centros de ensino e pesquisa, abrangendo diversas áreas das ciências humanas, como economia, política, história e cultura.

Os livros são vendidos pelo site www.edufal.com.br, na sede no Campus A. C. Simões, em Maceió e nas extensões do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia e no Espaço Cultural, no Centro de Maceió. Para o diretor Osvaldo Maciel, a parceria com a Boitempo é antiga e deve ser aprofundada. “São títulos críticos e questionadores muito bem aceitos e procurados pela comunidade acadêmica”, ressalta.

Dos títulos recém-chegados, ressaltamos:

 Reivindicação dos Direitos da Mulher – edição comentada do clássico feminista, de Mary Wollstonecraft. Considerado um dos documentos fundadores do feminismo, o livro denuncia a exclusão das mulheres do acesso a direitos básicos no século 18, especialmente o acesso à educação formal. Escrito em um período histórico marcado pelas transformações que o capitalismo industrial traria para o mundo, o texto discute a condição da mulher na sociedade inglesa de então, respondendo a filósofos como John Gregory, James Fordyce e Jean-Jacques Rousseau;

Caio Prado Júnior – uma biografia política, de Luiz Bernardo Pericás, resultado de extensa pesquisa documental, o livro ilumina a trajetória de um dos maiores intérpretes da realidade brasileira. Figura emblemática no desenvolvimento do marxismo nas Américas, Caio Prado Júnior se tornou conhecido tanto pela originalidade de seu pensamento quanto pela militância política comprometida com a revolução brasileira.

Outros títulos da Editora Boitempo despertam muito interesse na comunidade acadêmica e a Edufal sempre procura atualizar seu acervo, como o Reboquismo e Dialética– Uma resposta aos críticos de História e Consciência de Classe, de Gyorgy Lukács , escrito provavelmente entre 1925 e 1926 e que permaneceu inédito por muitos anos. O próprio autor jamais se referiu a ele, até que o manuscrito foi descoberto nos arquivos de Moscou e publicado em 1996.

Temos ainda Curso Livre Marx-Engels – A criação destruidora, com organização de José Paulo Netto. Em oito aulas temáticas, o guia atravessa as principais obras do marxismo, do Manifesto Comunista a O Capital, apresentando os fundamentos do pensamento de Marx e Engels e esclarecendo a origem de conceitos-chave como “fetichismo da mercadoria”, “luta de classes”, “proletariado”, “alienação”, “ideologia”, “crítica da economia política”, “materialismo histórico”, “ditadura do proletariado”, entre outros.