Curso de Odontologia completa 55 anos buscando avançar na qualidade da formação e da assistência

Apesar das dificuldades com a infraestrutura, o curso tem um bom conceito e atende à população de todo o estado

22/04/2016 11h49 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Professor Luis Carlos, coordenador do curso de Odontologia

Professor Luis Carlos, coordenador do curso de Odontologia

Lenilda Luna - jornalista

O curso de odontologia foi um dos pioneiros da Universidade Federal de Alagoas em sua fundação, há 55 anos. Existiam duas faculdades particulares que se fundiram para formar a Faculdade de Odontologia da Ufal. O Curso comemora a data de criação no dia 24 de abril. Em mais de cinco décadas, já formou vários profissionais que se destacam no atendimento clínico e na carreira acadêmica. Atualmente, segundo informações disponibilizadas pelo professor Ricardo Bessa, são 45 docentes, dos quais 30 são doutores, nove mestres e seis especialistas. "Nossos professores estão em contínuo aperfeiçoamento", destaca Bessa.

A Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal) conta com cinco grupos de pesquisa registrados no CNPq. "Temos participação ativa no Programa de Iniciação Científica. Na última seleção, tivemos nove projetos de pesquisa aprovados, com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Fapeal e Ufal, além de oferecer ao aluno a oportunidade de exercer monitoria nas disciplinas ofertadas. O resultado pode ser visto em publicações e apresentação de trabalhos em congressos", destaca o professor Ricardo Bessa.

O atual coordenador do curso, professor Luis Carlos de Oliveira, ressalta que o curso é muito bem conceituado. No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que tem uma escala de 1 a 5, o conceito de Odontologia é quatro. "Estamos trabalhando para alcançar o conceito cinco. Mas, por enquanto, com algumas deficiências de infraestrutura que ainda precisamos superar, esse conceito quatro está muito bom. No Guia do Estudante, da Editora Abril, também estamos bem conceituados, com três estrelas", avalia o coordenador.

Segundo o coordenador, além dos conceitos de institutos de avaliação, outra referência importante para medir a qualidade do curso são as conquistas acadêmicas dos alunos. "Nossos alunos são muito bem qualificados. Esse ano tivemos um aluno nosso aprovado em primeiro lugar no mestrado em Dentistica, na USP. O primeiro lugar no mestrado da Universidade Federal do Paraná também é aluno nosso, além dos primeiros lugares em Bauru, Araraquara, Salvador, Fortaleza e Recife. Um dos nossos alunos tirou nota 9,8 na seleção de mestrado no Rio Grande do Norte. É uma nota excelente para esse tipo de prova", destaca o coordenador.

Atendimento de alto nível

Não é fácil manter um curso de Odontologia. As faculdades particulares que oferecem essa qualificação cobram mensalidades muito altas. "Porque são equipamentos caros. Montar um consultório simples custa em torno de dezessete mil reais. O material utilizado tem que ser de boa qualidade, para dar um bom atendimento, e isso também tem alto custo. Aqui na Ufal ainda precisamos melhorar bastante, mas já temos bons equipamentos no ambulatório. Precisamos ter mais agilidade no pregão para não faltar o material de uso diário", ressalta o coordenador.

Mesmo com algumas deficiência, o curso de Odontologia consegue prestar um serviço muito importante para a população do entorno da Ufal e de todo o estado. "Nossos consultórios recebem principalmente os moradores de baixa renda aqui do entorno da universidade. Mas também atendemos pessoas de várias cidades do interior do Estado. Além disso, temos projetos de extensão em escolas, abrigos, postos de saúde e bairros, prestando um serviço relevante à sociedade", relata o professor Luis Carlos.

Adriana dos Santos é uma das pacientes do consultório odontológico da Ufal. Ela e os dois filhos pequenos, de 5 e 11 anos, fazem exames com frequência. "É importante contar com esse atendimento aqui perto de casa. Os estudantes e professores atendem muito bem e passam as orientações de como cuidar dos dentes diariamente", destaca a paciente.

A professora Patrícia Nascimento explica que o consultório oferece tratamentos de alta tecnologia, como a laserterapia de baixa intensidade. "É um tratamento feito pela luz ou radiação infravermelha. Temos um paciente que chegou com queixa de dor na boca e diagnosticamos uma infecção inicial da herpes. Esse tratamento é muito eficiente para esse tipo de doença, aliviando a dor e auxiliando o ciclo de cura", detalha a professora.

Esse tipo de tratamento não é encontrado com facilidade em Alagoas, tanto no SUS como nos consultórios particulares, por isso, a professora considera importante a divulgação desse atendimento. "É um tratamento inovador e a população precisa saber. Inclusive, os médicos podem encaminhar seus pacientes para o nosso consultório para que tenham acesso à essa terapia", divulga a professora.

Para a formação dos alunos, esse contato com o público é fundamental. Isadora Amaral, estudante do 7º período, considera gratificante contribuir com a saúde bucal da população. "Para nossa formação é importante poder aliar os conhecimentos teóricos à prática, acompanhando a evolução do tratamento e compreendendo a conduta no atendimento. É muito bom também sentir a satisfação do paciente quando é bem atendido", concluiu a estudante.