Centro Acadêmico de Geografia promove doação de sangue na Ufal

Ação continuará durante a tarde desta sexta-feira

29/04/2016 14h16 - Atualizado em 29/04/2016 às 14h28
Preenchimento de Dados para coleta de sangue que vai até 16h

Preenchimento de Dados para coleta de sangue que vai até 16h

David Cardoso - estudante de Jornalismo

Estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) do Centro Acadêmico de Geografia (Cageo) estão contribuindo nesta sexta-feira com uma ação solidária de doação de sangue. Um ônibus de coleta do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está posicionado ao lado do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA), em frente à Biblioteca Central do Campus A.C. Simões, no horário das 8h às 16h. 

A ação faz parte das atividades da 14ª Semana de Geografia e tem a finalidade de contribuir com a sociedade, aumentando o estoque do banco de sangue do Hemoal. "O objetivo para hoje é que 70 pessoas façam a doação de sangue, o convite está sendo feito pelas redes sociais. A quantidade, com certeza, vai aumentar no período da tarde", conta o estudante Ricardo Oliveira, um dos organizadores.  

A doação de sangue é simples, mas para doar é necessário estar atento a alguns critérios:  Estar em boas condições de saúde; Ter entre 16 e 69 anos, (Para os menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis); Pesar no mínimo 50kg; Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); Estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

O movimento foi positivo no período da manhã, alunos e funcionários aderiram à causa e carregavam no semblante a vontade de ajudar. "Eu sempre quis doar, minha vontade só aumentava por meu marido também ser um doador. Antes, eu não tive a oportunidade por conta de uma forte anemia. Mas, agora passei pelo teste e entrevista e estou apta para doar", conta empolgada a estudante de Design, Nathália Rossetti. 

Estudantes com cursos e histórias diferentes, mas, que carregam a mesma disposição para contribuir. "Na verdade foi uma surpresa, não sabia dessa iniciativa, mas ao ver o ônibus fui chamado por uma amiga e resolvemos doar também, é a minha primeira vez", destacou o estudante de Química, Mariel Matias. 

14ª Semana de Geografia, com o tema Maceió - 200 anos - perspectivas para seu desenvolvimento, teve início no dia 25 e encerra-se hoje. As atividades tem contado com a participação massiva dos estudantes. Para mais informações entrar em contato pelo email do Centro Acadêmico: cageo.coesao@gmail.com