Biblioencanta comemora Dia Nacional do Livro Infantil com atividades

Grupo faz apresentações na Semana de Museus e em lar de idosos

15/04/2016 12h07 - Atualizado em 19/04/2016 às 10h33
Biblioencanta é um projeto multidisciplinar da Ufal

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Projeto Biblioencanta, iniciativa do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, realiza uma série de apresentações para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, que é o dia do aniversário do escritor brasileiro Monteiro Lobato. Após realizar atividades em duas escolas públicas de Rio Largo e em Murici, o grupo estará, no próximo dia 20, numa escola de Maceió, e participa ainda da Semana de Museus do Tribunal Regional do Trabalho além de se apresentar com música para os idosos do Lar Francisco de Assis, na sexta-feira (30).

Coordenado pela professora de Biblioteconomia, Adriana Lourenço, o projeto de incentivo à leitura costuma visitar escolas públicas realizando contação de histórias e disponibilizando livros infantis, mostrando de uma forma divertida como ler pode ser interessante. O grupo também trabalha o tema de prevenção às drogas de forma lúdica, trazendo temas de cidadania para quem ainda não tem acesso aos livros. “O número alarmante de crianças fora da escola e distanciadas do prazer de ler e/ou ouvir histórias em nosso país ainda é alarmante, medidas eficazes podem minimizar esses problemas como a criação de bibliotecas que atendam essa população, pois eu ainda acredito que disponibilizar um livro infantil para uma criança é o mesmo que disponibilizar um passaporte para uma vida adulta mais feliz”, destaca a professora Adriana.

Lourenço lembra ainda que apesar disso o livro infantil vem ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial brasileiro. “Às vezes questionado se é ou não literatura, o livro infantil ganha espaço, sabemos que o contato precoce de crianças com histórias aumentam sua capacidade criativa, imaginativa e colabora significativamente na aquisição de vocabulário. Mesmo a criança ainda não alfabetizada pode e deve entrar em contato com o universo do livro infantil. A contação de histórias para essas crianças é um dos caminhos, pois o ouvinte cria suas próprias imagens, cria e recria o enredo, viaja para o mundo da imaginação”, conta.

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril celebra a importância da leitura para crianças ao comemorar o nascimento de Monteiro Lobato, autor que se destacou pelas obras destinadas ao público infanto-juvenil. Na década de 1920 Lobato inovou inserindo em suas histórias para crianças e jovens elementos dos costumes do povo do interior, como por exemplo, com seu personagem Jeca Tatu, e as lendas de nosso folclore, com o eternizado Saci. Sua contribuição para a literatura brasileira é lembrada até hoje, pois seus livros tornaram-se referência em matéria de literatura infanto-juvenil.