Arapiraca recebe Reitoria Itinerante e amplia diálogo com a gestão

Por falta de energia, plenária com estudantes não foi realizada à noite

07/04/2016 19h08 - Atualizado em 08/04/2016 às 11h51
A diretora do Campus Arapiraca, Eliane Cavalcanti, o vice-reitor, José Vieira durante a fala da reitora Valéria Correia. Foto: Thiago Prado

Lídia Ramires - jornalista

A primeira edição da Reitoria Itinerante, em Arapiraca, aconteceu nesta quarta-feira (6), com a participação de pró-reitores e representantes de setores diversos. A atividade iniciou no Agreste a descentralização da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no ano do 10º aniversário do campus.

A programação teve início por volta das 11h, após a participação da reitora, Valéria Correia, do vice-reitor, José Vieira, e da Pró-reitora de Graduação, Sandra Regina Paz, em evento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Campus Arapiraca. Em sua fala, Valéria Correia destacou os esforços da Ufal para a manutenção do programa e lembrou da aprovação, no Consuni, da Moção de Apoio ao Pibid, em 15 de fevereiro.

Plenária com estudantes

Na sequência, a equipe gestora, com a presença da reitora, Valéria Correia, e das pró-reitoras Estudantil, Analice Dantas, de Extensão, Joelma Albuquerque, e de Graduação, Sandra Regina, além do diretor-acadêmico do Campus Arapiraca, Arnaldo Tenório, realizou plenária com os estudantes que tiraram as dúvidas sobre a política de assistência estudantil e apresentaram o descontentamento com o número de estudantes que ainda não são atendidos.

Analice Dantas esclareceu que o edital foi lançado após dois semestres sem atendimento de novos cadastros e que a Proest está estudando formas de atendimento dos estudantes não contemplados. Analice destacou ainda a garantia do recebimento do auxílio-alimentação, num acúmulo de bolsas que garantirá a isonomia dos estudantes dos campi fora de sede com os do Campus A. C. Simões. “Uma vez que não há em funcionamento Restaurante Universitário, o acúmulo das bolsas é justificado para garantir direitos iguais”, explicou. A pró-reitora estudantil explicou ainda que a equipe está estudando a nova configuração das bolsas e a forma de acompanhamento dos estudantes contemplados.

Necessidades locais

À tarde, a reunião com a comunidade acadêmica foi iniciada com a apresentação das pró-reitorias e com o esclarecimento das dúvidas previamente encaminhadas à gestão. “O diálogo e a transparência são características desta gestão. Estamos muito felizes em voltar à Arapiraca, sequenciando a Reitoria Itinerante e implantando uma universidade democrática, autônoma, crítica e socialmente referenciada”, afirmou Valéria Correia ao abrir os trabalhos.

As apresentações setoriais destacaram a realidade do campus e das três unidades vinculadas a ele (Viçosa, Palmeira dos Índios e Penedo), abordando questões acadêmicas, como as discussões acerca da atual formatação em troncos; o estabelecimento e o fortalecimento de programas de pós-graduação; a adequação dos editais de extensão às recomendações da CGU; a mobilidade de servidores; a matriz orçamentária, apresentada em março aos diretores, com a descentralização de recursos para as unidades; além do aporte de recursos para manutenção.

Após as apresentações, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de expor à gestão as dificuldades locais. Depois isso, os gestores receberam as demandas específicas dos setores e deram encaminhamento às solicitações.

A plenária com estudantes, agendada para a noite, foi suspensa em virtude de falta de energia na região em que se localiza o Campus Arapiraca.