“Abril Indígena” será realizado no Museu Théo Brandão

Programação conta com palestras, mostra de filmes etnográficos e debates sobre a temática indígena

28/04/2016 18h38

Jacqueline Batista – Jornalista colaboradora

Com o objetivo de comemorar o Dia do Índio, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) vai realizar o projeto Abril Indígena. O evento, que é realizado pelo sexto ano consecutivo, terá a programação concentrada no dia 28 deste mês.

A programação começa às 9h, com a mesa-redonda Antropologia e História Indígena. Coordenada pelo professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal), Evaldo Mendes, a mesa terá a participação dos professores Aldemir Barros, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Michelle Reis e Claudia Mura, da Ufal.

Ao meio dia, é iniciada a Mostra livre de filmes etnográficos, coordenada pela professora do ICS/Ufal, Sílvia Martins. Às 14h, acontece o seminário Antropologia e História, coordenado pela professora do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte (ICHCA), Michelle Macedo. Os debatedores são os professores da Ufal, Evaldo Mendes e Cláudia Mura, e o professor da Uneal, Aldemir Barros. Os palestrantes são os estudantes da Ufal, Jessika Danielle dos Santos, Wellington Neto e Moises Oliveira (mestrandos em Antropologia), Manuela Maria Cândido e Allan Barreto (curso de História), Ítalo Dennis de Oliveira e Wemerson Ferreira (curso de Ciências Sociais).

Às 18h, são retomadas às apresentações de filmes etnográficos. A programação é finalizada às 19h, com o fórum Processo de regularização das terras indígenas em Alagoas, coordenado pelo professo Siloé Amorim (ICS/Ufal). O fórum terá a participação de Ivson Ferreira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ivan Soares Farias, do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e Júnior Wussu, coordenador da microrregião de Alagoas da APOINME (Articulação dos povos e organizações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo).

O projeto é coordenado pela professora Sílvia Martins. O evento é aberto ao público. Mais informações pelos telefones 3214-1716/1710.