Nutricionistas da Ufal vão orientar consumidores durante Feira Orgânica da Seagri

Estudantes e professores vão tirar dúvidas sobre alimentação saudável e produção agroecológica

02/03/2016 15h21
Feira Orgânica acontece no pátio da Secretaria de Agricultura. Foto: Ascom Seagri

Feira Orgânica acontece no pátio da Secretaria de Agricultura. Foto: Ascom Seagri

Ascom Seagri

A edição deste mês da Feira Orgânica promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) traz um novidade para fregueses e consumidores que frequentam o evento mensal. Estudantes e professores do curso de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estarão circulando pela feira para tirar dúvidas e passar orientações sobre alimentação saudável e produção orgânica. 

Segundo a engenheira agrônoma Liduína Alencar, integrante da Comissão de Produção Orgânica da Seagri, haverá também a distribuição de panfletos aos frequentadores da feira. Os primeiros fregueses do dia também vão ganhar sacolas ecológicas. 

“Queremos informar aos consumidores sobre os benefícios do consumo de alimentos saudáveis, dentro dos padrões de produção orgânica estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ter cuidado com a alimentação é importante, mas também é necessário conhecer a procedência do alimento e os critérios que fazem dele um alimento orgânico”, lembra. 

As feiras orgânicas da Seagri acontecem nas primeiras sextas-feiras de cada mês, no pátio da secretaria, localizada na rua Cincinato Pinto, 348, no Centro de Maceió, ao lado do Palácio República dos Palmares. As feiras contam com o apoio da unidade de Arranjos Produtivos Locais (APL) Fruticultura do Vale do Mundaú e os agricultores familiares que comercializam seus produtos no evento são dos municípios de Murici e Branquinha, todos certificados pelo Mapa como produtores orgânicos. 

O secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, lembra a importância da iniciativa da Seagri em promover a feira dentro do órgão. “A Seagri é o único órgão público estadual, no Brasil inteiro, que realiza esse tipo de feira em suas dependências. Nossa ideia é promover a saúde alimentar de quem frequenta o Centro de Maceió, oferecendo produtos de qualidade, com preço abaixo do mercado, garantindo também o escoamento de parte da produção desses agricultores familiares do Vale do Mundaú”, explicou o secretário. 

Na feira, são oferecidas frutas, legumes, verduras, tubérculos, hortaliças e plantas medicinais, todas produzidas sem uso de agrotóxicos, além de tapiocas, beijus, doces caseiros e sucos. A feira, que acontece nesta sexta, 4, é aberta ao público das 7h ao meio-dia.