Núcleo da Ufal realiza evento internacional de transparência, inovação e tecnologia

Open Data Day o evento transcorrerá em mais de 200 cidades do mundo

04/03/2016 14h58 - Atualizado em 04/03/2016 às 15h05

Diana Monteiro - jornalista

Pesquisadores, estudantes, ativistas, jornalistas, profissionais de diversas áreas como tecnologia, administração, economia, geografia, empresários, empreendedores e representantes do setor público local participam neste sábado, 5 da edição do Open Data Day (Dia Internacional dos Dados Abertos), que será realizadoem mais de 200 cidades do mundo simultaneamente.

A edição local acontece das 8h30 às 13h30 no auditório da Faculdade Estácio de Sá, no bairro de Jaraguá e é promovida pelo Núcleo de Excelência em Tecnologias (NEES), da Universidade Federal de Alagoas. Além da Estácio, conta também com o apoio de empresas locais de tecnologia como a ID.5 Soluções Web e LinKn Soluções inovadoras, e a sociedade civil. As inscrições são limitadas e devem ser feitas no site do evento.

O Open Data Day objetiva reunir pessoas, com diferentes percepções sobre os dados abertos, para compartilhar ideias e possibilidades de atuação, apresentar experiências de negócios e serviços inovadores, como também, de um melhor acompanhamento das atividades dos governos.

Internacionalmente, o evento foi uma iniciativa da Open Knowledge Foundation (Fundação para o Conhecimento Livre) desde 2011. No Brasil, além de Maceió, haverá edições nas cidades de Brasília (Distrito Federal), Campina Grande e João Pessoa (Paraíba) e Vitória (Espírito Santo).

Temáticas

Três apresentações e um amplo debate sobre o potencial de uso dos dados abertos para a melhoria da qualidade de vida na capital e o desenvolvimento de negócios e serviços inovadores marcarão o evento: O que são dados abertos e qual a sua importância para uma cultura de inovação e transparência e inovação?, com Thiago Ávila, do NEES/Ufal; Boa Moradia - Escolha uma moradia com qualidade de vida do seu bairro, com Judson Bandeira (LinKn); e Liciteiro.com - Apoiando a participação de empresas em compras governamentais, com Hugo Noah (liciteiro). Mais informações podem ser obtidas com os organizadores nos telefones (82) 99621-1639 ou 99934-6297.

Núcleo da Ufal

O Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) é um grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas que tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções de TI, gerando conhecimento científico de vanguarda e promovendo a sua transferência para a socieade civil, setor produtivo e comunidade científica.
O NEES é formado por professores, pesquisadores e instituições parceiras com o intuito de atuar em três linhas de pesquisa: web semântica, empreendedorismo social e informática na educação (IE).