Centro de Estudos Astronômicos promove Curso de Astronomia

Aulas têm início neste sábado, 2, às 15h, na Usina Ciências

30/03/2016 16h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A partir deste sábado, 2, o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) promoverá mais uma edição do Curso de Iniciação à Astronomia. As aulas ocorrem até o dia 7 de maio, sempre aos sábados, das 15h às 19h30, na Usina Ciências da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário no site e pagar a taxa de R$40 no primeiro dia de aula.

O curso é de caráter introdutório aos conceitos da Ciência Astronômica e indicado a quem se interessa pelos temas relacionados a esta ciência e deseja se familiarizar com suas bases científicas sem necessariamente se aprofundar nas maiores complexidades acadêmicas. Também é adequado como um primeiro contato com a Astronomia aos profissionais e estudantes de áreas afins, além dos que querem se tornar astrônomos amadores e até ingressar no corpo de associados do Ceaal.

O conteúdo do curso abrange os seguintes temas: História da Astronomia, Esfera Celeste, Movimentos Celestes, Sistema Solar, Estrelas, Constelações, Galáxias, Cosmologia, Instrumentos Astronômicos, Astronáutica, Reconhecimento do Céu com Mapas Celestes e Observações Telescópicas. Também haverá aulas práticas de observação a olho nu e com telescópios.

Esta edição recebe apoio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Mais informações pelo e-mail ceaal.al@gmail.com ou 3214- 1642.