Utilização da Matemática para a solução de problemas ambientais é tema de debate

Evento marca a primeira edição de 2016 do programa Ufal Debate Grandes Temas

04/02/2016 15h04 - Atualizado em 16/02/2016 às 16h20
Ulysses Cortês, coordenador do programa Ufal Debate Grandes Temas

Diana Monteiro - jornalista

No dia 18 deste mês, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebe o professor João Frederico Meyer, pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, da Universidade de Campinas (Unicamp), que fará uma palestra com o tema A ação entre espécies competidoras na presença de poluentes em meio naturais -  a Matemática em ação no meio ambiente e nas políticas públicas. A palestra, seguida de debate, será realizada no auditório Nabuco Lopes, na Reitoria, a partir das 9 horas e é aberta à comunidade.

O evento integra o calendário de 2016 com ações do programa Ufal Debate Grandes Temas promovido pela Ufal, por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Ufal; e tem a coordenação de Ulysses Cortês.

Ao falar sobre a escolha do tema, que marca a primeira edição do programa neste ano, Ulisses destacou a importância da matemática e dos modelos computacionais visando a soluções de problemas ambientais complexos com reais possibilidades de resultados positivos. E adianta:

“O uso das modelagens matemática e computacional visa a apresentar soluções para problemas científicos de uma forma multidisciplinar, em estreita aliança e integração às áreas de conhecimento associadas aos problemas, como a de engenharia, ciências exatas, biologia, ciências humanas, economia, e das ciências ambientais pelo uso científico das citadas e referidas áreas”, citou o coordenador.

Ulysses enfatizou que a humanidade tem se deparado nas últimas décadas com a sofisticação dos problemas em áreas tão diversas como, por exemplo, as megaestruturas e a mecânica do contínuo; a nanotecnologia; a genômica e a bioinformática; a computação quântica; a ecologia; e a astrofísica, em novos materiais e em desenvolvimento sustentado.

O pesquisador complementa que a problemática apresentada à sociedade requer a exigência de respostas mais complexas. “A exigência de respostas exponencialmente mais complexas é com relação àquelas geradas no passado e consiste para a ciência e para a comunidade científica o seguinte desafio: a obtenção de respostas cada vez mais sofisticadas para tratar a complexidade em tempo sucessivamente menor e por meio de solução de problemas complexos”, disse Ulysses Cortês.