Projeto Saúde na Comunidade abre oportunidade para novos candidatos

Seleção realizada no Campus A.C. Simões contou com cerca de 30 alunos de várias instituições de ensino superior de Alagoas

01/02/2016 14h32 - Atualizado em 01/02/2016 às 18h36
Candidatos fazem a prova de seleção do Projeto Saúde na Comunidade; resultado será divulgado na terça-feira

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A tarde da última sexta-feira (29), foi bem disputada por cerca de 30 estudantes de várias instituições de ensino superior do Estado que participaram da seleção do Projeto Saúde na Comunidade, uma iniciativa da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas. Os candidatos compareceram ao auditório Vera Rocha, no Campus A.C. Simões, em Maceió, para responder uma prova que contou com diversas questões e discorrer numa redação sobre o Trabalho interdisciplinar em Equipe.

Uma das candidatas, Maria do Rosário Souza, aluna do 7º período de Enfermagem da Faculdade Estácio de Alagoas, disse que descobriu o processo de seleção “por acaso”. Ela, que já foi aluna do Pré-Enem Comunitário da Pró-reitoria de Extensão (Proex), resolveu participar para aprofundar ainda mais seus conhecimentos. “Na minha faculdade tem um projeto, só que já estava completo. Mas, quando vi o tema, Saúde na Comunidade, que é a minha cara, resolvi me inscrever”, disse.

Segundo ela, a oportunidade de participar de um projeto de extensão é enriquecedora. “Para mim é uma oportunidade única e deve ser agarrada com unhas e dentes. Isso me engrandece, não apenas como pessoa, mas também de forma profissional e como aluna também. Eu indico, para todo e qualquer aluno, um projeto desses para enriquecer a mente. A prova foi muito boa”, salientou Maria do Rosário. Agora, ela e os demais candidatos vão aguardar até a próxima terça-feira, 2, para conferir a lista de selecionados.

Sobre o Projeto

Atuando em conjuntos habitacionais como Denisson Menezes, Graciliano Ramos e Village Campestre, o Projeto Saúde na Comunidade está na ativa desde o ano de 2014 desenvolvendo, com um grupo de cerca de 35 estudantes das mais diversas áreas e cursos da Ufal, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e do Centro Universitário Cesmac, ações como minicursos, dinâmicas e atividades de atenção à saúde como uma espécie de motivadores das ideias que os estudantes têm em seus contatos com as práticas.

O objetivo inicial, porém, era apenas de uma tenda para aferição da pressão arterial e glicemia. “Mas, conversando com outros alunos, eles deram várias ideias e oficializamos como projeto”, completou Marcos André, um dos membros do Projeto. Dentre as várias atividades já desenvolvidas, o estudante destaca um fato ocorrido durante o Ufal Verão 2015. “Tivemos consultas de enfermagem e, na ocasião, identificamos dois problemas entre os participantes e os encaminhamos para o HU [Hospital Universitário]”, revelou.

A coordenadora do Projeto, Danielly dos Anjos, destacou a iniciativa como importante pela troca de experiências que proporciona. “A extensão é a porta de entrada para tudo isso. Por ela, emerge o ensino, alguns objetos de pesquisa – muitos até viram TCCs [Trabalhos de Conclusão de Cursos] e a assistência. Como somos da área da saúde, a gente pode fazer atividades terapêuticas, além da educação em saúde, a consulta de glicemia, aferição da pressão arterial e outras tarefas que, até então, sejam desconhecidas pelo grande público”.

A professora destacou ainda que a vinda de outros alunos, além da renovação do quadro, enriquece ainda mais o Projeto. “Estamos ampliando para outros cursos e instituições, enfim, todos os que possam contribuir de alguma forma com a promoção à saúde, que hoje é de uma atuação interdisciplinar. A Ufal, por ser uma instituição pública e federal, tem o privilégio de ter o tripé [de ensino, pesquisa e extensão] e, por isso, a importância de integrar e fazer com que os estudantes vivenciem o que temos aqui no campus”, concluiu Danielly dos Anjos.

Para saber mais sobre o Projeto entre em contato pelo e-mail: saudenacomunidadeufal@gmail.com.