Programa Conexões de Saberes aprova 52 alunos para vários cursos de graduação

Aprovados participaram do curso Pré-enem comunitário, uma ação de extensão da Ufal

05/02/2016 09h00 - Atualizado em 05/02/2016 às 13h02
Janda Alencar, coordenadora do Programa Conexões de Saberes

Janda Alencar, coordenadora do Programa Conexões de Saberes

Diana Monteiro – jornalista 

A positividade do curso preparatório Pré-enem comunitário destinado a alunos oriundos da rede pública de ensino comprova, a cada edição do projeto, a consolidação da atividade de extensão em funcionamento na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 2006. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016 foram aprovados 52 alunos para diversos cursos de graduação, um deles selecionado para a Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal). 

A coordenadora do Programa Janda Alencar informa que até 2015 o Pré-enem proporcionou a aprovação de mais de mil alunos, somente na Ufal, o que confirma o objetivo alcançado, inserindo a população em vulnerabilidade social no ensino superior público. “A concorrente disputa, a cada ano, para participar do cursinho preparatório, tem revelado o fortalecimento da atividade enquanto projeto de extensão em prol da sociedade”, reforçou a coordenadora. 

O Programa Conexões de Saberes foi criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de encarar, de modo criativo e inovador, o desafio de construir espaços comuns de trocas de saberes e fazeres entre a Universidade e a sociedade.

 Na Ufal, o programa contemplou quatro projetos: Vizinhança, Educação Complementar e Cidadania, Organização e Mobilização e o então denominado Pré-vestibular Comunitário. “Com o fim do convênio, a partir de 2011 a Ufal passou a assumir o cursinho preparatório que está com inscrições abertas para novas turmas até 21 deste mês, ofertando 300 vagas”, enfatizou a coordenadora Janda Alencar, destacando o importante papel da universidade para as mudanças sociais. Clique aqui para saber mais sobre as inscrições para novas turmas. 

Incentivo para driblar o cansaço 

A tripla jornada escolar iniciada no horário diurno no Instituto de Federal de Alagoas (Ifal), na unidade de Satuba e complementada à noite com o Cursinho Pré-enem do programa Conexão de Saberes, não arrefeceu os ânimos de Lucas Cardoso Ferreira da Silva. Ao contrário, serviu como mais um estímulo para a tão sonhada conquista: ser aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016, para o curso de Engenharia de Pesca nas vagas destinadas a cotistas. 

O Programa Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas oferta, anualmente, vagas para alunos da rede pública de ensino com processo seletivo para o cursinho preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio. 

Segundo Lucas, todo empenho e esforço para o êxito alcançado, não seriam possíveis sem o apoio da família que sempre o estimulou por acreditar que crescimento está aliado a estudo: “O incentivo dos meus pais foi fundamental para o meu ingresso na Universidade e me ajudou a enfrentar diariamente o cansaço físico e mental, fruto dos três horários preenchidos com a escola. Foi emocionante para eles a minha aprovação, por se sentirem também vitoriosos”, enfatizou. 

Lucas relembra com orgulho o quanto sua obstinação para ingressar na Ufal venceu o compreensível cansaço sem comprometer o seu rendimento escolar como aluno concluinte do curso de Técnico em Agropecuária, do Ifal. “Próximo à realização do Enem, as atividades do cursinho se estenderam aos domingos com os conhecidos “aulões” visando a intensificar o conteúdo e o aprendizado”, disse. 

Com propriedade, ele aproveita para estimular aos que almejam ingressar num curso superior, mas diante dos obstáculos impostos pela vida, perdem o estímulo: “Por mais que seja difícil no dia a dia, crescimento profissional e humano, só com estudo. Não desistir nunca é um bom começo para se conquistar o que tanto se quer”, afirma Lucas. 

 Futuro promissor 

Residente do bairro Tabuleiro dos Martins, Lucas Cardoso tem 20 anos e a renda familiar advém do trabalho autônomo de seus pais. Toda a formação escolar foi feita na rede pública. Sobre a escolha pelo curso de Engenharia de Pesca, justifica pela proximidade com a grade curricular do curso técnico concluído no Ifal. “Acredito que vai facilitar o meu aprendizado no novo curso pelo conhecimento já adquirido na área, mas sei que o aprendizado é contínuo”, enfatizou.