Pró-reitora de Graduação vai reativar instâncias colegiadas para gestão participativa

Sandra Regina Paz é doutora em Educação e tem experiência em Planejamento e Política Educacional

29/02/2016 12h21
Sandra Regina Paz, pró-reitora de Graduação (Prograd)

Lenilda Luna e Diana Monteiro - jornalistas

A nova pró-reitora de Graduação (Prograd), Sandra Regina Paz, pretende desenvolver um trabalho de forma colaborativa, descentralizada e democrática, com foco no planejamento de ações. Ela assumiu o cargo, à convite da reitora Valéria Correia, como um desafio, mas tem um acúmulo de experiências para enfrentá-lo. "Precisamos dinamizar as ações da Prograd para alcançar resultados numa perspectiva humanista, valorizando o ser humano e o bem público", ressalta Sandra.

Entre as experiências administrativas vivenciadas pela pró-reitoria está a passagem pela Prefeitura de Recife, onde foi supervisora de 7 creches, colaborando diretamente na consolidação da gestão e também supervisionou 4 escolas de tempo integral. "Agora vamos coordenar cursos de graduação que apresentam dificuldades e vão necessitar de redimensionamento de ações técnicas e pedagógicas, como na infraestrutura", pondera a pró-reitora.

Ações

Ao assumir a Prograd, uma das primeiras ações foi o levantamento de todos os cursos, identificando os indicadores e variáveis de desempenho, com o objetivo de fazer um diagnóstico. A Prograd também pretende consolidar a parceria com o Núcleo Docente Estrutural (NDE) de cada curso.

Outro ponto importante para uma gestão colaborativa é retomar a periodicidade de reuniões das instâncias colegiadas da Prograd, como: Fórum dos Colegiados de todos os cursos e Fórum das Licenciaturas. "Os fóruns são as principais instâncias, no âmbito da Prograd, que definem as políticas de ensino na Ufal de forma participativa", destaca a pró-reitora.

O projeto para a gestão da Prograd pretende instituir uma cultura institucional e acadêmica, estabelecendo um trabalho integrado com órgãos e setores da instituições como DRCA, CIED, Copeve, Progep, Sinfra, dentre outros.

Sobre a pró-reitora

Sandra Regina Paz é Pedagoga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado e doutorado em Educação, na área de Planejamento e Política Educacional. Na Ufal, ela integra o corpo docente do Centro de Educação (Cedu), desde 2008, e também é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na disciplina “Trabalho, Estado e Educação”, do curso de Mestrado.

Na graduação, Sandra Paz ministra a disciplina Política e Organização da Educação Básica no Brasil, tanto no curso de Pedagogia como nas licenciaturas do Campus A. C. Simões, a exemplo de Filosofia, Letras, História, Química, Física, Geografia.

Sandra Regina Paz é pesquisadora premiada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic -Ufal), onde recebeu o prêmio de Excelência Acadêmica pelo estudo sobre As novas reconfigurações entre o público e o privado na educação: ações do PNUD - AL (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Estado de Alagoas).

No Cedu, integra dois grupos de Pesquisa: o Grupo de Pesquisa sobre Trabalho, Estudo, Sociedade e Educação (GPTESE ) e o Grupo de Pesquisa de Estudo, Trabalho Pedagógico, Currículo e Formação Humana (GESTUFAL).

Desde 2011 é coordenadora de área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, onde recebeu três prêmios Excelência Acadêmica, resultado do trabalho desenvolvido em colaboração com bolsistas, professores e coordenadores de escolas públicas do Estado de Alagoas.

De 2013 a meados de 2014 e de 2015 a 2016 (a se encerrar ainda este semestre), integra, como representante da Ufal, o Conselho Municipal de Educação de Maceió (Comed). "Nessa instância, busco fazer a defesa do caráter público da universidade e valorização da escola pública”, destaca a educadora.

Sandra Regina coordenou várias audiências públicas, com foco nos direitos das crianças e adolescentes, onde foram aprovadas algumas resoluções significativas, como a Resolução de Educação Infantil e de Educação Especial. "Esta última, aprovada em janeiro deste ano, foi a primeira resolução sobre Educação Especial criada no âmbito estadual e contou com participação de vários segmentos da sociedade", ressalta Sandra.