Instituto de Computação participa de pesquisa em rede com universidades argentinas

Juliana Gambini, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires, está visitando a Ufal

04/02/2016 15h20
Juliana Gambini, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires

Lenilda Luna - jornalista

Com os avanços tecnológicos que aproximam as universidades, os grupos de pesquisa estão contando com a participação de cientistas de países e instituições diversas, que se reúnem pelo interesse no mesmo campo de conhecimento. Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto de Computação (IC) é uma das unidades que se destaca nesse processo de internacionalização das pesquisas e relações acadêmicas.

Essa semana, mais um convidado estrangeiro desembarcou em Maceió para uma semana de trabalhos conjuntos com pesquisadores do Instituto de Computação da Ufal. A professora Juliana Gambini, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires, foi recebida pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery, que integra o projeto de pesquisa pela Ufal, com mais duas universidades argentinas.

Juliana Gambini é pós-doutora em Ciência da Computação e, atualmente, é professora associada no Departamento de Ciência da Computação do Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), em Buenos Aires, Argentina. A pesquisadora trabalha com processamento de imagens SAR (Synthetic Aperture Radar), análise de vídeo e reconhecimento de objetos em imagens.

Essa é a terceira visita de Juliana Gambini à Ufal. "Dessa vez, nós aprovamos um projeto de pesquisa junto à Secretaria de Políticas Públicas Universitárias, de Buenos Aires, e precisamos produzir artigos conjuntos. Um deles já deve ser apresentado no final de fevereiro, por isso a urgência de vir à Maceió para trabalhar com o professor Alejandro Frery. Esses artigos fazem parte de pesquisas de alunos que orientamos no doutorado", explicou a professora.