Aperfeiçoamento para professores do ensino médio movimenta Campus Arapiraca

Evento, realizado na última semana, promove qualificação sobre ensino da matemática para docentes de Alagoas

01/02/2016 16h45 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Participantes do Papmem no Campus Arapiraca evento foi realizado durante a última semana de janeiro

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Durante a última semana, o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas recebeu mais uma edição do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (Papmem). O evento tem como objetivo promover qualificação sobre o ensino da disciplina em diferentes regiões do Estado, além de promover a integração entre os docentes participantes por meio da contextualização de conteúdos e atualização dos conceitos da matemática.

Segundo o professor Rinaldo Vieira, as discussões durante os dias de evento foram bastante proveitosas. “A metodologia de interação adotada com a participação de todos os grupos de trabalho expondo as soluções foi muito positiva. E a troca de informações entre professores em atividade com os alunos em formação foi produtiva. Vale destacar, ainda, a importância do encontro nas tardes ocorrer numa sala mais adequada promovendo uma melhor interação entre os grupos de trabalho”, explicou.

Ele nos revela que a busca para esta edição do Programa foi muito boa, principalmente pela questão da localização. As discussões também chegaram ao tema da pós-graduação e novas oportunidades de aperfeiçoamento. “Por exemplo, no Campus A.C. Simões, em Maceió, existem mais opções de pós-graduação, como o Profmat [Mestrado Profissional em Matemática]. Mas, aguardam com expectativa iniciar uma pós-graduação no Campus Arapiraca, por meio da oferta de um curso de férias com disciplinas ministradas nos sábados”, disse Rinaldo.

Em sua segunda edição realizada na unidade de ensino do agreste, o Papmem se consolida como o único projeto que proporciona aprimoramento nos temas da matemática ministrados durante o ensino médio. Além disso, serve para manter vínculo com os docentes das regiões Agreste e Sertão. Consideramos o evento de um saldo bastante positivo”, concluiu Rinaldo Vieira, um dos coordenadores desta edição em Arapiraca.

Neste ano, além do professor Rodrigo Fernandes do Campus do Sertão, que já sediou outras edições, o Programa também teve a coordenação do professor Ornan Felipe do Campus Arapiraca.