Ufal vai capacitar trabalhadores da assistência social em Alagoas

Projeto venceu pregão do CapacitaSuas para cerca de três mil técnicos, gestores e conselheiros do Estado

22/12/2016 16h43 - Atualizado em 28/12/2016 às 08h35
Arte de divulgação

Manuella Soares - jornalista

A conquista é da Faculdade de Serviço Social da Ufal e da população de todo o Estado. A Universidade Federal de Alagoas venceu um pregão eletrônico do Governo Federal e será responsável por capacitar cerca de três mil trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social que atuam nos 102 municípios de Alagoas.

No próximo mês de janeiro o Governo vai assinar o contrato com a Instituição que vai receber um recurso de R$ 1,7 milhão disponibilizado pelo Fundo Nacional de Assistência Social para executar o projeto, incluindo a logística, contratação de instrutores, alimentação, compra de equipamentos e material de expediente. Técnicos, gestores e conselheiros inseridos no serviço de assistência social de Alagoas poderão participar dos oito cursos divididos em três polos (Maceió, Arapiraca e Delmiro Gouveia), utilizando a estrutura física dos campi da Ufal.

O pregão eletrônico foi realizado na Agência de Modernização de Serviços de Alagoas (Amgesp), a partir de edital elaborado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e publicado em novembro. Das 146 instituições aptas a participar, apenas a Ufal apresentou proposta.

O CapacitaSuas tem como finalidade garantir o aprimoramento da gestão e a progressiva qualificação dos serviços e benefícios socioassistenciais implementados em Alagoas. Os participantes serão capacitados em três eixos principais: Introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social; Atualização em indicadores para diagnóstico e acompanhamento do Suas; Atualização em gestão financeira e orçamentária do Suas.

“É uma vitória muito grande porque traz para o centro da discussão a assistência social que é o elemento básico da assistência. Isso vai ser muito positivo para o Estado. Teremos profissionais capacitados para uma nova gestão nos municípios. Isso é uma questão de qualidade na prestação do serviço”, destacou a professora Margarida Santos, coordenadora geral do projeto na Ufal.

De acordo com Margarida, a partir de janeiro já vai começar a captar os profissionais que vão compor as turmas da capacitação. “Vamos precisar mobilizar outros professores da Faculdade [de Serviço Social], de Arapiraca e de outras unidades do interior. O volume de trabalho é grande e os conteúdos diversificados, por isso também contaremos com profissionais que já trabalham na área de assistência social, numa parceria com a Fundepes”, adiantou.

Até fevereiro, a primeira etapa do projeto será concluída e logo depois terão início os cursos de capacitação para os servidores. Os módulos encerram até dezembro de 2017 com o envio de relatório e certificação dos alunos participantes.

Estado vai ganhar em qualidade de serviço

Desde 2013, o Governo Federal financia projetos por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social. Os governos recebem uma verba para contratação de uma instituição de ensino que atenda aos pré-requisitos do Programa. A Ufal já discutia e tentava se enquadrar nessas exigências para concorrer ao pregão há três anos, e só agora conseguiu essa conquista com o apoio da Gestão. Alagoas foi o último Estado a definir a gestão do CapacitaSuas, correndo o risco de precisar devolver os recursos para o Ministério do Desenvolvimento Social.

“Foi um aprendizado para nós enquanto Universidade, uma força tarefa na qual a gente pode reconhecer o trabalho da Sinfra, o empenho do Gabinete e a colaboração da Secretaria [de Assistência e Desenvolvimento Social], que nos deu todo o suporte para conseguir dá conta desse desafio”, ressaltou a professora Margarida Santos.

“Esse será um marco histórico para os operadores, técnicos e conselheiros municipais e estaduais de Assistência Social, que esperam pelo CapacitaSuas há vários anos. Temos muito orgulho em anunciar, neste Governo, essa ação fundamental para uma melhor prestação de serviço para o usuário do Suas em Alagoas. Queremos levar mais dignidade e garantir direitos a quem realmente precisa dos programas sociais e o CapacitaSuas é um passo gigantesco nesse sentido”, avaliou o secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud.

A reitora Valéria Correia comemorou a notícia num ano que foi de muitas dificuldades. “Como assistente social, que defende a assistência social como direito, o êxito da Ufal nesse edital tem um componente especial, que é proporcionar à Universidade fazer esse processo importante de formação dos recursos humanos nessa área. Eu acompanhei o empenho da professora Margarida quando era diretora da FSSO e é com muito orgulho que essa Gestão finaliza com sucesso esse processo. A Ufal está de parabéns e a Secretaria também, porque vamos ter um caminho profícuo nessa capacitação”, disse.