Projetos da Ufal são premiados pelo Conselho de Arquitetura

Trabalhos de Conclusão de Curso receberam prêmios e menção honrosa

22/12/2016 17h40 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Projetos de arquitetas foram feitos para conclusão de curso na Ufal

Projetos de arquitetas foram feitos para conclusão de curso na Ufal

Manuella Soares - jornalista

Os projetos desenvolvidos na Ufal foram destaque, mais uma vez, com reconhecimento de excelência. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) premiou, neste mês de dezembro, três trabalhos da Instituição na segunda edição do Prêmio Zélia Maia Nobre de Excelência em Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo.

O objetivo é estimular e valorizar novos profissionais que estão ingressando no mercado.  Os trabalhos vencedores da Faculdade de Arquitetura de Urbanismo (FAU/Ufal) traziam, como propostas, projetos de variados setores, da rede hoteleira à maternidade.

Orientado pelo professor Alexandre Márcio Toledo, o projeto intitulado Porto Hostel: Proposta de um hostel na cidade de Maceió, de autoria de Débora Barros de Castro Arlindo, ganhou o 1º lugar. Confira os detalhes aqui. Na segunda colocação ficou a Casa do Trópico Úmido: Proposta de Habitação Unifamiliar de Interesse Social para o contexto climático de Maceió-AL, de Jéssica Maria Bomfim de Paula, sob a orientação da professora Gianna Melo Barbirato.

E em terceiro lugar o trabalho vencedor foi o Anteprojeto de estabelecimento penal materno-infantil: A arquitetura favorecendo o direito a maternidade, de Camila Costa de Lima, orientado pela professora Suzann Flávia Cordeiro de Lima. Este projeto também já foi destaque no site da Ufal, em abril deste ano. Confira aqui.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora formada por arquitetos reconhecidos nacionalmente, com grandes feitos para a arquitetura e o urbanismo, inclusive, com livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Fizeram parte da comissão os arquitetos Leonardo Salazar Bittencourt, Mário Aloisio Barreto Melo e Eduardo Henrique Omena Bastos.

Os avaliadores também deram uma menção honrosa ao trabalho de outra concluinte da Ufal, do curso de Arquitetura em Arapiraca. Foi o projeto Morar Frondoso: Proposta Arquitetônica de Habitação Social para a comunidade Mangabeiras em Arapiraca-AL, de autoria de Débora Thauane Ferreira dos Santos, com orientação do professor Ricardo Victor Rodrigues Barbosa.

“Estamos orgulhosos desse reconhecimento e motivados a continuar trabalhando, o conjunto do corpo docente e técnico, para a excelência do curso e da Instituição", comemorou a professora Lúcia Hidaka, coordenadora do curso na FAU.