Projeto Resgatar realiza festa natalina com crianças do HGE

Na ocasião foram entregues brinquedos doados em campanha na Famed

26/12/2016 14h11 - Atualizado em 29/12/2016 às 14h40
Durante a festa houve a distribuição de mais de cem brinquedos arrecadados

Redação Ascom

O projeto Resgatar, atividade de extensão vinculada ao Núcleo de Saúde Pública (Nusp) e a Faculdade de Medicina da Ufal, realizaram uma confraternização natalina no Hospital Geral do Estado, com direito a atividades educativas, entrega de brindes e muita animação com os pacientes e mães da pediatria e do Centro de Tratamento de Queimados do HGE.

A festa contou com a participação das mães, que não tiveram receio de entrar na “piscina de neve” para resgatar os mais de cem brinquedos doados durante a campanha de arrecadação da Famed e outros setores da Universidade.

O projeto multidisciplinar conta com a participação de estudantes dos cursos de Educação Física, Teatro, Psicologia, Pedagogia, Dança, Serviço Social, Biologia, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Terapia Ocupacional, Biomedicina, Fonoaudiologia, Relações Públicas e Jornalismo de todas as faculdades de Alagoas.

Conheça o projeto

Dentro da linha de humanização do Ministério da Saúde foi idealizado o Projeto Resgatar, junto ao Núcleo de Saúde Pública da Ufal. O Resgatar tem o objetivo de desenvolver atividades de promoção de saúde e discussões acerca de direitos humanos e do usuário do SUS nos setores de Pediatria e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Geral do Estado (HGE), visando a promover com os acadêmicos dos cursos da saúde uma formação interdisciplinar, multiprofissional e humanista, em parceria com o centro de estudos da referida instituição.

As atividades ocorrem semanalmente e os alunos são divididos em duplas e trios para desenvolver as atividades dentro das enfermarias e no corredor da Pediatria. As ações educativas proporcionam uma relação humanizada entre os estudantes e os usuários ou acompanhantes dos setores envolvidos, uma vez que exige dos acadêmicos esforços para uma assistência de qualidade e consoante com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de integralidade, equidade e universalidade.