Pesquisas de alunos de Arapiraca foram apresentadas em evento internacional

Todos os trabalhos submetidos do Lacaps foram aprovados

21/12/2016 08h00 - Atualizado em 23/12/2016 às 14h31
Equipe do Lacaps no Simpósio em Porto de Galinhas

Manuella Soares - jornalista

O grupo de pesquisa do Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps), do Campus Arapiraca, participou, neste mês de dezembro, do 2º Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida e Saúde (Sipes), realizado na cidade de Porto de Galinhas – PE.

Foram 19 trabalhos aprovados de 20 alunos da Ufal sob a coordenação dos professores Arnaldo Tenório da Cunha Junior e Luís Carlos Barbosa Silva. O tema central do evento foi Estilos de vida e eventos sanitários contemporâneos em saúde pública.

“Foi uma experiência engrandecedora tendo em vista a magnitude das discussões promovidas pelo evento. O Simpósio reuniu os maiores nomes da Educação Física e Esporte relacionados à saúde, proporcionando aos participantes não somente a atualização científica em temas e pesquisas recém-publicadas, mas também um estreitamento de laços entre estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas partes do país e do mundo”, lembrou a estudante Rafaella Nóbrega.

De acordo com a organização, o evento teve como meta “disseminar conhecimentos produzidos na área de Saúde, oportunizar a profissionais, residentes e estudantes de diversas áreas da saúde o intercâmbio e a troca de experiências quanto à inserção de ações e intervenções relacionadas à saúde em diferentes contextos – a escola, a atenção básica e a empresa, bem como divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas Universidades”, ressalta o texto de apresentação do Simpósio.

Os alunos da Ufal que apresentaram trabalhos também puderam trocar experiências diferentes. "Participar do Sipes foi uma experiência incrível, tanto por poder auxiliar no evento, quanto por poder conhecer pessoas de renome na área de atividade física, qualidade e estilo de vida, sem contar em poder proporcionar aos alunos membros do Lacaps, ainda durante a graduação, participarem de um evento como o Sipes", destacou a aluna Ingrid Kelly.

Todos os trabalhos da Ufal submetidos para apresentação no Simpósio foram aprovados. O professor Luís Carlos Barbosa Silva comentou sobre a importância de levar os membros do Lacaps para esse evento.

“Foi de extrema valia no campo do conhecimento científico, visto que foram apresentados de forma ampla os avanços, as dificuldades e as possibilidades nas diversas áreas da atividade física e saúde [na escola, no trabalho e no lazer]. Especialmente, proporcionar essa experiência aos membros do Lacaps foi enriquecedor para a formação acadêmica deles, pois todos os alunos, além de participarem de palestras, conferências e mesas redondas também apresentaram trabalhos de pesquisa do nosso grupo”, ressaltou, agradecendo ainda o apoio do coordenador do Laboratório, professor Arnaldo Tenório.