Pesquisador lança livro sobre educação e mobilidade urbana no Caiite

Saberes em Trânsito será lançado no sábado (10) no Severinão

07/12/2016 16h13 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Álamo Pimentel

Álamo Pimentel

Redação Ascom

Intitulado Saberes em Trânsito o livro chega ao público pela Editora Contracapa e será lançado durante o Caiite, no dia 10 de dezembro, às 14h, no Auditório Severinão. Antes do lançamento o autor, o professor Álamo Pimentel, participa de uma mesa sobre: Diversidade étnico-racial e intervenção nas cidades.

O livro, reúne etnografia, literatura, educação e mobilidade urbana. O uso dos transportes coletivos para a circulação social produz situações de aprendizagens na convivência urbana, e estas situações foram o primeiro passo para a produção do livro, conforme conta o pesquisador e atual professor da Universidade Federal do Sul da Bahia.

No período que compreende os anos de 2013 a 2015 o autor atuava como professor do Centro de Educação da Ufal. As experiências de deslocamento entre sua residência e a Ufal constituíram diários e relatos de viagem que buscam traduzir os dilemas dos usuários de transportes coletivos na capital alagoana e apresentar os contrastes entre as rígidas normas de circulação social e a produção das diferenças socioculturais decorrentes deste processo.

O material de campo foi produzido entre abril de 2013 e julho de 2014. Neste intervalo de tempo irrompem no Brasil as jornadas de junho de 2013. Com base nas formas textuais dos protestos de circulavam em redes online e off line, Álamo Pimentel passou a produzir minicrônicas de mobilidade urbana inspiradas na concisão e intensidade das literaturas urbanas de contestação. Após a produção de mais de 120 minicrônicas da mobilidade urbana, organizou três ensaios teóricos em que aponta o ‘trânsito cultural’ como uma forma de agenciamento das aprendizagens individuais e coletivas na contemporaneidade.