Feira orgâniza da Ufal acontece nesta quarta (7)

Edição da feira lembra o Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos

06/12/2016 15h56 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Bianca Melo, estudante de Jornalismo

Em mais uma edição, e relembrando o Dia Mundial da Luta contra os Agrotóxicos, celebrado em 3 de dezembro, a Feira Orgânica da Ufal acontece amanhã, 7 de dezembro, no Campus A. C. Simões. A feira será realizada em paralelo às atividades do 1º Seminário Acadêmico-pedagógico da Faculdade de Nutrição e do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite).

Durante todo o dia, interessados podem encontrar produtos saudáveis isentos de agrotóxicos e fertilizantes químicos com preços justos vendidos pelas mulheres camponesas da Associação de Produtoras Agroecológicas da zona da Mata de Alagoas (APROAGRO) ao lado da biblioteca. Destaque para os produtos da época: abacaxi, laranja, caju, banana, coco, macaxeira, batata doce, inhame, coentro, manjericão, alface, almeirão, cebolinha e rúcula; além dos bolos de macaxeira e de massa puba, geleia, beiju, tapioca e pizza de macaxeira.

A Feira recebe o apoio do projeto de extensão Colhendo Bons Frutos: Nutrição e Agroecologia da Universidade Federal de Alagoas, contemplado em 2015 com o Prêmio Santander Universidade Solidária.  Além disso, a feira representa importante fonte de renda para os agricultores que, em virtude da greve dos servidores, estão passando por dificuldades financeiras.

O projeto é coordenado pela Professora Maria Alice Araújo Oliveira e a equipe é composta por docentes das faculdades de Nutrição e Serviço Social, e estudantes dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Jornalismo e Agroecologia. No próximo sábado (10), das 16h às 18h na sala 2 do prédio da Faculdade de Nutrição, o projeto participará do Caiite com a apresentação do trabalho Nutrição e Agroecologia: uma estratégia para a promoção de saúde.