Estudante da Ufal lança campanha para arrecadar livros para crianças carentes

Livros recolhidos serão entregues na véspera de Natal para entidades que desenvolvem projetos para menores carentes

06/12/2016 08h00 - Atualizado em 06/12/2016 às 07h10
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Suyane Meneses – jornalista colaboradora

Levar a magia da leitura para crianças e jovens que não têm acesso fácil aos livros. Essa foi a ideia que levou um estudante da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a criar uma campanha de arrecadação de livros, intitulada Um livro por um sorriso

Idealizada pelo estudante de Jornalismo da Ufal Igor Gouveia, a proposta ganhou o apoio de um grupo de amigos, que se uniram para desenvolver o projeto, que começou com uma página oficial, na rede social Facebook. O projeto pretende arrecadar o maior número possível de livros até o próximo dia 23 de dezembro. Os livros recolhidos serão entregues na véspera de Natal para entidades que desenvolvem projetos para menores carentes no Jacintinho e Vergel do Lago, em Maceió.

Segundo Igor Gouveia o principal propósito é estimular o hábito da leitura entre essas crianças carentes que não teriam acesso aos livros, por conta das condições financeiras.

“A ideia é aproximar o universo da literatura, da leitura, para essas crianças que não têm tanta possibilidade desse contato no seu dia a dia. Estamos arrecadando esses livros para entregar nessas duas entidades”, destaca Gouveia. 

Para doar, basta levar os livros para um dos pontos de recolhimentos do projeto que ficam localizados na Associação dos Inspetores Educacionais de Alagoas (Asiseal), situada na Aliança Comercial, no Centro; Papelaria Scritta (na Ufal e no bairro Gruta de Lourdes, próximo ao Colégio Saint Germain); Unilab-Farol, próximo ao Hospital do Açúcar; e, Faculdade Raimundo Marinho, próximo ao Makro. 

Além disso, os doadores podem entrar em contato com os organizadores da ação, por meio da página oficial da campanha no Facebook (Um livro por um Sorriso) ou pelo e-mail umlivroporumsorriso@gmail.com. Os livros recolhidos passarão por uma triagem e, somente depois disso, serão doados, no dia 24 de dezembro, às crianças da cidade.