Começa na próxima quarta o maior evento científico de Alagoas

Edição 2016 do Caiite discutirá ciência e tecnologia com nomes de destaque das principais universidades brasileiras

05/12/2016 09h04 - Atualizado em 08/12/2016 às 12h10

Cairo Martins - estudante de Jornalismo

O maior encontro de divulgação científica do Estado de Alagoas, o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) começa na próxima quarta e segue até o dia 10,  no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió. Com o tema Ciências, saberes e sociedade em rede, o evento contará com a participação de renomados pesquisadores da área, como os conferencistas Roberto Leher (UFRJ) e Áquila Mendes (Unicamp), além da realização de sessões de comunicação, oficinas, mesas-redondas e minicursos. 

Roberto Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do programa de Pós-graduação em Educação da UFRJ, além de ser o atual reitor da instituição. Já Áquilas Mendes é doutor em Ciências Econômicas pela Unicamp e atua como livre-docente de Economia da Saúde, na Faculdade de Saúde Pública, da USP.

Outros nomes confirmados são os de Giovanni Alves, livre-docente em Teoria Sociológica e professor da Unicamp e Jaime Arturo Ramírez, atual reitor da UFMG. As inscrições já foram abertas e vêm aumentando progressivamente. Atualmente, foram recebidas 2.492 propostas de oficinas e minicursos, dentre eles o de propriedade intelectual. Ainda esta segunda-feira a programação completa estará disponível na página do evento. 

O Caiite 2016 traz novidades como as trilhas acadêmicas de atividades, que foram divididas em Graduação; Pós-graduação e Pesquisa; Extensão; e Práticas Profissionais e Inovação Científica. Só na modalidade Comunicação Oral, foram mais de mil os trabalhos aprovados. 

No quesito estrutura, o campus da universidade vem sendo reformado e ambientado para receber os participantes do evento. As salas contarão com sinalização, cores e legendas alusivas a animais e plantas da fauna e flora alagoanos com ameaça de extinção. A ideia é redimensionar o olhar dos transeuntes para a preservação do meio ambiente.  

No interior, o Caiite ocorrerá entre os dias 12 a 15 de dezembro no Campus Arapiraca e noutras unidades educacionais. Mais informações no endereço http://www.evento.ufal.br/caiite e nas redes sociais do evento.

A edição 2016 do Caiite é uma realização da Ufal, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade de Ciências da Saúde, (Uncisal), Instituto Federal (Ifal), Universidade Aberta do Brasil (UAB), Governo do Estado e Ministério da Educação. Como patrocinadores estão Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Algás. No apoio estão Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Imprensa Oficial, IMG Relações Públicas, Doity e Banco do Nordeste.