Caiite 2016 inicia com debate crise nas universidades e realidade política do Brasil

Evento recebe reitores, pesquisadores e especialistas em sua quarta edição que começa hoje (7)

07/12/2016 08h00 - Atualizado em 07/12/2016 às 17h10

Cairo Martins – estudante de Jornalismo

Falta pouco para iniciar a quarta edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que recebe já nesta quarta (7), para conferência inicial, o professor Giovanni Alves, doutor em Ciências Sociais da Unicamp e livre-docente em Teoria Sociológica; que discute a Universidade, produção de conhecimento e práxis social: desafios para o Brasil no século 21.

No feriado do dia 8, o destaque é a palestra Os desafios da pesquisa e pós-graduação no contexto atual das universidades públicas brasileiras, ministrada pelo atual Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e doutor pela Imperial College London, Jaime Arturo Ramirez.

A crise das Universidades brasileiras e o futuro da educação pública, será tema da palestra do terceiro dia, ministrada por Roberto Leher, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador CNPq e atual Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Áquilas Mendes é doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campina Grande (Unicamp), livre-docente pela USP e pós-graduado em Política e Relações Internacionais pela Lancaster University da Inglaterra, e ficará responsável pela palestra “A saúde pública brasileira num universo sem mundo: a austeridade em curso" que consta na quarta noite (10) de programação.

Para o tema “Dívida pública e a PEC 55 (241): impactos sobre os serviços e políticas públicos”, a discussão fica por conta de Maria Lúcia Fattorelli, que possui Especialização (MBA) em Administração Tributária pela FGV-Eaesp, e foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Externa Equatoriana – Caic e Subcomissão de Dívida Externa com Bancos Privados Internacionais, e compartilhará com ouvintes da sua sessão de palestra seu conhecimento mediante as suas experiências.

O evento acontece na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no Campus A. C. Simões e interior, e seguirá com as atividades até dia 10 de dezembro. Mais informações no site e nas redes sociais.