Semana da Química traz temas variados e atividades práticas

Inscrições online podem ser feitas até o dia 27

21/11/2016 08h00 - Atualizado em 22/11/2016 às 14h50
Arte de divulgação

Manuella Soares - jornalista

Os alunos do curso de Química da Ufal, em parceria com o Centro Acadêmico Walmilsson Santana, promovem, de 28 de novembro a 2 de dezembro, a 12ª Semana da Química. A direção, as coordenações e os professores do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB) também colaboram para a realização do evento que é anual, no Campus A.C. Simões.

Na edição de 2016 haverá a Escola de Química Walmilsson Santana e o 1º Simpósio Alagoano de Ensino em Química, com a proposta de valorização dos cursos de licenciatura da área, especialmente o do IQB. A programação contará também com a 5ª Expoquímica, onde os alunos da graduação e de diversas escolas públicas e privadas, além de visitantes, podem realizar experimentos de Química.

O evento será uma oportunidade para divulgar a Usina Ciência, que é um equipamento da Ufal importante na promoção de atividades científicas.

O foco deste ano são as perspectivas, inovações e ensino em temáticas de interesse geral, tais como: bioética na pesquisa científica; formação do químico e o mercado de trabalho; nanotecnologia; cristais líquidos; ​genética forense; química dos cosméticos; produção de tintas e bebidas; empresas químicas que contribuem para o setor industrial de Alagoas; produção e caracterização do biodiesel; energias renováveis como bio-hidrogênio e biomassa; uso da eletroquímica, dentre outros.

Durante a programação haverá apresentação de trabalhos de pesquisas desenvolvidas no Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal, e outras unidades acadêmicas. Já nas atividades voltadas para o ensino da Química, os temas abordados serão: comunicação na educação; produção intelectual na área de ensino; analogias para o ensino de Química; formação do professor pesquisador; desenvolvimento de jogos didáticos; experimentação no ensino; o que se espera de um professor de Química; possibilidades didáticas utilizando redes sociais; projeção da carreira docente; produção de avaliações utilizando plataforma Moodle, entre outros temas.

As inscrições podem ser feitas online até o dia 27 de novembro, ou presencialmente no dia 30, no ato do credenciamento, no hall do IQB. Mais informações sobre a Expoquímica podem ser obtidas pelo endereço eletrônico saenqui@gmail.com. E quem desejar outras informações sobre a 12ª Semana da Química, basta entrar em contato pelo e-mail semanaq@gmail.com.