Profissionais de saúde discutem instituição de Fórum de Saúde Mental na Ufal

Reunião contou com a presença da reitora Valéria Correia, que levará proposta ao Consuni

10/11/2016 15h22 - Atualizado em 16/11/2016 às 07h28
Implantação do Fórum de Saúde Mental na instituição foi discutida em reunião com a gestão

Redação Ascom

Na última quarta-feira (09), representantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Serviço Social reuniram-se com a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Correia, para discutir a implantação do Fórum de Saúde Mental na instituição. Estiveram presentes, ainda, a coordenadora do Programa de Saúde Mental do Município, Tereza Moura, e a chefe da Unidade Psicossocial do Hospital Universitário (HU), Alessandra Cansanção.

As discussões giraram em torno da implantação de um núcleo multidisciplinar no Campus A.C. Simões, que faria parte da rede de atenção psicossocial. A participação da Ufal se daria com a cessão de um terreno para construção de uma unidade de saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 3). Outra previsão, que depende de negociação com a empresa gestora do hospital, a EBSERH, é a disponibilização de 25 leitos para emergência psiquiátrica.

Caso não seja possível, há também a proposta de destinar quatro vagas para o atendimento de pacientes psiquiátricos, sendo três delas voltadas ao atendimento de adultos e uma para demanda infantil. Outra atividade prevista com a institucionalização do Fórum é a transformação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 1, que fica no conjunto José Tenório, em campo de prática da Universidade para receber estudantes das áreas de saúde.

A reitora Valéria Correia encampou a proposta e orientou que os envolvidos enviassem um projeto para ser submetido ao Conselho Superior Universitário (Consuni), entidade máxima deliberativa da Ufal. "Vamos lutar para instituir oficialmente um fórum de Saúde Mental a fim de pensar uma política de serviços para a universidade. A proposta passará pela aprovação do Consuni, mas estamos otimistas em relação ao resultado, tendo em vista ser a demanda de forte cunho social", expressou Correia, reforçando sua trajetória na luta antimanicomial somada ao movimento de luta pela saúde pública de qualidade.