Laboratórios de pesquisa receberão recursos da Fapeal para manutenção

A Fundação estadual selecionou 14 propostas de pesquisadores da Ufal que priorizam o uso compartilhado de equipamentos por diferentes programas de pós-graduação

18/11/2016 08h00 - Atualizado em 21/11/2016 às 10h59

Tárcila Cabral – estudante de jornalismo com Ascom Ufal

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) disponibilizou o resultado final do edital de apoio à Manutenção e Instalação de Equipamentos Multiusuários. Das 15 propostas selecionadas, 14 são de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

Para o professor e coordenador de Pesquisa da Propep Ufal, André Lage, “o expressivo resultado evidencia a qualidade dos pesquisadores e pesquisadoras da Universidade no tocante à qualidade técnico-científica e capacidade de elaborar projetos competitivos”.

As quinze propostas aprovadas receberão recursos para financiar a manutenção ou instalação de equipamentos já adquiridos pelas instituições de pesquisa. No total, serão investidos 600 mil reais, recurso integralmente estadual.

“Tivemos projetos aprovados nos campi A.C. Simões e Arapiraca, nas diversas áreas do conhecimento. É muito importante disputarmos recursos de manutenção de equipamentos de pesquisa nesse momento tão difícil de crise financeira no nosso país. Não só as equipes que aprovaram seus projetos estão de parabéns, mas também toda a Ufal, pois o ganho é coletivo, principalmente, por se tratar de um edital de equipamentos multiusuários”, reforça André Lage.

A chamada de nº 8/2016 convocou os laboratórios acadêmicos e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) alagoanos a submeterem propostas, uma vez que a prioridade da atual gestão da Fapeal é fortalecer o setor de pesquisas no Estado.

“Este programa vem apoiar o funcionamento mínimo dos laboratórios dos grupos de pesquisa sediados em Alagoas, permitindo que as atividades rotineiras de pesquisa e produções continuem”, explica João Vicente Lima, diretor científico de C,T&I da Fapeal. O gestor ressalta que neste momento de grande escassez dos editais federais, a Fapeal vem amparar estas carências.

Otimização

Na seleção, foram priorizados projetos de laboratórios de uso compartilhado por pesquisadores de, pelo menos, três programas de pós-graduação.

Foram consideradas propostas que buscassem realizar um maior intercâmbio entre os grupos de pesquisa, contemplando similarmente os objetivos de impactar na melhoria substantiva da qualidade das teses de doutorado e dissertações de mestrado feitas no estado.

“O edital é de extrema importância para a adequação deste ambiente de alto nível em produção científica. O apoio permite em médio prazo uma maior interação entre os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e também com os pesquisadores da indústria, preenchendo lacunas”, frisa Glauber Ferreira, aprovado na chamada e professor do Instituto de Física (IF) na Ufal.

A partir da disponibilização do recurso, os pesquisadores contarão com doze meses para aplicação e prestação de contas à Fapeal.