Estudantes da Ufal podem participar de curso ofertado pela empresa IBM

Atividade começa na próxima segunda (7) e faz parte de programação que inclui visita do caminhão tecnológico da empresa ao Campus A. C. Simões

04/11/2016 14h36 - Atualizado em 07/11/2016 às 12h44
Hack a Truck estará no Campus A.C. Simões em 2017. Imagem do site da empresa.

Thâmara Gonzaga - jornalista

Em 2017, no período de 13 de fevereiro a 10 de março, o caminhão cheio de tecnologia da IBM Brasil estará no Campus A. C. Simões da Ufal. A iniciativa faz parte do projeto Huck a Truck e, de acordo com informações do site da empresa de informática, percorre universidades brasileiras com a oferta de “capacitação profissional de estudantes de Instituições de Ensino Superior de Tecnologia da Informação em Programação Swift para Plataforma iOS”.

A vinda do Huck a Truck para a Universidade foi intermediada pelo professor do Instituto de Computação (IC), Davi Bibiano, e uma série de atividades preparatórias para a vista já começou. Nessa quinta-feira (3), foi realizada uma palestra com o representante da IBM, Luis Flávio da Silva, no auditório da Reitoria. Mais de 90 estudantes de vários cursos da Ufal participaram.

Na próxima segunda-feira (7), tem início um curso a distância ofertado pela empresa. Apenas estudantes da Ufal, de qualquer graduação, podem participar. O curso é sobre “Conceitos e Fundamentos: lógica de programação, orientação a objetos e Swift” e termina em 4 de dezembro. Os discentes que desejam participar devem acessar  este endereço  ou fazer o cadastro no site http://hackatruck.com.br/, usando o código UFAL17HT.

Entre as vantagens de participar do curso EAD, está a possibilidade de ser selecionado para fazer parte de um curso presencial durante o período em que o caminhão Huck a Truck estiver em Maceió. “A própria empresa selecionará 58 alunos da Ufal que apresentarem o melhor desempenho no curso a distância. É importante lembrar que só tem chance de participar do presencial aqueles que fizeram o de EAD”, enfatiza a coordenadora de Cursos de Graduação da Prograd, Giana Raquel Rosa.

“Durante o curso a distância serão realizadas três provas, uma de lógica de programação, outra de programação orientada a objetos e uma última de introdução ao Swift”, explica o professor Davi. “Todos os alunos que obtiverem média maior ou igual a 7 receberão um certificado, dos quais os 58 melhores colocados serão selecionados para o curso presencial. Os alunos que terminarem este curso também receberão outro certificado”, acrescenta o docente.

Ainda de acordo com a coordenadora, durante o curso presencial, os estudantes trabalharão em equipe, com o objetivo de desenvolver projetos inovadores, e poderão usar todos as ferramentas tecnológicas disponíveis no caminhão. “Os equipamentos serão da Apple, a exemplo de computadores, tablets e celulares, ou seja, vários produtos que apresentam a plataforma iOS”, informa. “Boa parte das empresas trabalham com essa plataforma, por isso consideramos importante trazer esse megalaboratório cheio de tecnologia e equipamentos inovadores para usufruto dos alunos da Ufal”, destaca.

Visitas ao Huck a Truck na Ufal serão abertas a toda comunidade

É a primeira vez que o caminhão da IBM estará em Alagoas e, além da comunidade acadêmica da Universidade, demais pessoas interessadas por inovação tecnológica poderão visitar. “O caminhão é um grande laboratório de informática e conseguimos tornar disponível para que os discentes da Ufal e a comunidade alagoana possam ter a oportunidade de conhecer”, destacou Giana.

De 13 de fevereiro a 10 de março de 2017, qualquer pessoa poderá visitar o Huck a Truck, de segunda a sexta-feira, no horário das 12 às 14h. No local, estarão instrutores da IBM. Sábados, domingos e na semana do carnaval, o caminhão ficará fechado.

Além de conhecer, os visitantes também poderão assistir a palestras. Diariamente, serão abertas 90 vagas. “Não há necessidade de inscrição. Ao chegar, se ainda tiver vaga, o interessado pode participar”, ressalta a coordenadora ao informar que a programação detalhada será divulgada em tempo hábil pela empresa IBM.