Ensino superior em Agroecologia é tema de evento realizado no Ceca

Eesa é gratuito e trará palestrantes das universidades federais de São Carlos e Paraíba

14/11/2016 10h44 - Atualizado em 14/11/2016 às 12h07

Thâmara Gonzaga - jornalista

Nos dias 1º e 2 de dezembro, o Centro de Ciências Agrárias da Ufal, em Rio Largo, sedia o 1º Encontro de Ensino Superior em Agroecologia (Eesa). O evento tem como objetivo promover o debate sobre perfis profissionais, matriz curricular, além de estabelecer troca de conhecimento, de parcerias e socialização de experiências já consolidadas.

Podem participar estudantes de cursos técnico, tecnológico, bacharelado e pós-graduação da área, além de agricultores, profissionais em geral e demais interessados na temática. “A agroecologia, sendo uma área interdisciplinar, aborda temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento”, justifica o professor do Ceca e um dos organizadores do encontro, Rafael Navas.

O evento é gratuito e a inscrição deve ser no site do Eesa. Entre os palestrantes já confirmados estão os nomes dos pesquisadores Manoel Baltasar da Costa e Renata de Oliveira, ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Élida Barbosa Corrêa e Shirleyde Alves dos Santos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Raunira da Costa Araújo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O professor argumenta que, pela recente criação dos cursos de bacharelado em Agroecologia, o encontro é uma oportunidade importante para fortalecer as graduações existentes por meio da criação de redes. “Serão realizados diálogos e troca de experiências entre as diferentes universidades do país, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como será abordado a sua interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento”, destaca.

Navas explica que no Brasil, atualmente, há apenas quatro cursos de Agroecologia em funcionamento, sendo ofertados na UFSCar, UFPB, UEPB e, o mais recente, implantado em 2014, no Centro de Ciências Agrárias da Ufal. Ainda de acordo com o docente, em Alagoas, ainda há a oferta de três cursos técnicos em Agroecologia, localizados em Murici, Maragogi e Satuba. “Será um momento importante para estabelecer parcerias com profissionais de diferentes instituições”, afirma o docente.