Consuni aprova entrada única para o Campus do Sertão

A proposta foi debatida por mais de 5 horas durante a sessão extraordinária

29/11/2016 09h26 - Atualizado em 01/12/2016 às 10h40
Prograd apresentou o parecer sobre a proposta de entrada única (Fotos: Lenilda Luna)

Lenilda Luna - jornalista

Na sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) desta segunda-feira (28), foi colocado em regime de urgência o debate e deliberação sobre a Entrada Única - Campus do Sertão Matrículas 2016.2. A proposta é uma reivindicação dos docentes e foi debatida na região com os vários segmentos da comunidade universitária.

A professora Sandra Paz, pró-reitora de Graduação, apresentou o parecer da Prograd, favorável à medida, por considerar que unificar a entrada de estudantes nos cursos vai permitir uma maior organização das atividades pedagógicas e a dedicação de carga horária dos docentes para a extensão e pesquisa, além de mais tempo para a qualificação.

Segundo o parecer da Prograd, a entrada única permite redimensionar as ofertas de vagas, organizar os cursos de especialização e mestrado, e outras atividades acadêmicas, otimizando os recursos de gestão humana e infraestrutura, para reduzir inclusive o alto índice de evasão de estudantes aprovados nos cursos da região.

Alguns estudantes questionaram que não aconteceram debates suficientes para o esclarecimento sobre a questão. Professores do Campus do Sertão rebateram relatando várias ocasiões em que a entrada única foi debatida com os estudantes, desde 2014.

A professora Ana Vegner, presidente da Associação dos Docentes (Adufal), também colocou reflexões da entidade sobre a proposta, questionamento se esta é a medida para resolver a questão de sobrecarga de trabalho dos professores.

Os docentes do sertão fizeram várias intervenções para defender a proposta e argumentaram a necessidade de redimensionar a oferta de vagas de acordo com a quantidade de professores e técnicos lotados no Campus, garantindo a qualidade do ensino.

Depois de um extenso debate, por mais de 5 horas, em que vários aspectos da proposta foram avaliados, os conselheiros decidiram aprovar a entrada única para o Campus do Sertão, por ampla maioria de votos.